Saiba como mover arquivos brutos do Adobe Lightroom para o Photoshop para posterior edição. Então, como retornar a versão editada de volta ao Lightroom quando terminar! Especificamente, veremos o Lightroom CC e o Photoshop CC e como mover uma imagem perfeitamente entre eles.
Tanto o Lightroom quanto o Photoshop têm seu lugar em um bom fluxo de trabalho de edição de imagens. Em vez de competir entre si pelo título de “Melhor Editor de Imagens do Mundo”, cada programa tem seus próprios pontos fortes que equilibram os pontos fracos do outro. A natureza não destrutiva e os controles intuitivos do Lightroom são ótimos para criar edições iniciais na imagem; ou seja, melhorias na foto como um todo. Com o Lightroom, podemos corrigir facilmente a exposição e o balanço de branco, aprimorar o contraste e a saturação de cores, adicionar um pouco de nitidez inicial e muito mais.
O Lightroon não é um editor de pixels
No entanto, apesar de todo o seu poder, o Lightroom não é um editor de pixels. Ele funciona armazenando instruções sobre como melhorar e aprimorar a aparência da imagem. O que vemos na tela do Lightroom nada mais é do que uma prévia do que seria a imagem se aplicássemos essas instruções à imagem. O benefício desse tipo de fluxo de trabalho é que ele é totalmente não destrutivo; não importa o que façamos, a foto original permanece segura e ilesa. A desvantagem, porém, é que há muito o que podemos fazer de forma não destrutiva. Em um dado momento, geralmente precisamos fazer alterações nos pixels reais da própria imagem.
O Lightroom não pode fazer isso. Não é um editor de pixels, mas o Photoshop definitivamente é! Embora existam maneiras de trabalhar de forma não destrutiva no Photoshop, sua principal força é que ele é uma potência de edição de pixels, tornando-o ótimo para edições locais; ou seja, alterações em uma parte específica da foto.
O Photoshop possui muitos recursos que não estão disponíveis no Lightroom, como ferramentas de seleção, camadas e máscaras de camada, modos de mesclagem, capacidade de adicionar texto e gráficos às nossas imagens e muito mais. O Photoshop também nos permite trabalhar de forma mais criativa graças aos seus muitos filtros e sua capacidade de compor várias imagens juntas, algo que o Lightroom simplesmente não pode fazer.
Fluxo de trabalho
Um bom fluxo de trabalho do Lightroom/Photoshop significa que, começamos no Lightroom concluindo o máximo possível do trabalho global inicial. Depois de fazer tudo o que pudermos no Lightroom, passamos a imagem para o Photoshop para ajustes mais localizados ou criativos.
No entanto, podemos começar no Lightroom, e também terminar no Lightroom. Isso porque, além de ser um editor de imagens, o Lightroom também gerencia e organiza nossas imagens, acompanhando não apenas nossas instruções de edição, mas também onde cada imagem está armazenada em nosso computador, quaisquer classificações ou palavras-chave que aplicamos, as informações de direitos autorais para cada imagem e muito mais. O Lightroom armazena todas essas informações em um banco de dados que chama de catálogo, e como o Lightroom e o Photoshop funcionam perfeitamente juntos, o Lightroom pode adicionar automaticamente a versão editada de nossa imagem ao seu catálogo assim que salvarmos nosso trabalho no Photoshop! Pelo menos, pode se seguirmos as etapas corretas e aprenderemos tudo sobre essas etapas ao longo deste tutorial.
O Lightroom foi projetado principalmente como um editor de imagens raw, mas também pode trabalhar com arquivos não raw (arquivos JPEG, TIFF e PSD). No entanto, neste tutorial, veremos especificamente os arquivos brutos. Há uma diferença pequena, mas importante, entre mover arquivos brutos e não brutos do Lightroom para o Photoshop, então abordaremos os arquivos não brutos no próximo tutorial.
Esta é a lição 7 de 9 do Capítulo 2 – Abrindo imagens no Photoshop.
Vamos começar!
Etapa 1: faça seus ajustes iniciais de imagem no Lightroom
Para nos manter informados sobre o assunto deste tutorial, não abordarei o Lightroom ou o Photoshop em detalhes aqui. Em vez disso, vou passar rapidamente por algumas coisas (coisas que não são realmente importantes para o tópico em questão) para que possamos focar nossa atenção em como mover arquivos brutos entre o Lightroom e o Photoshop.
Como mencionei, um bom fluxo de trabalho do Lightroom/Photoshop começa no Lightroom, onde fazemos nossos ajustes globais iniciais na imagem. Aqui, vemos uma imagem na qual estou trabalhando no módulo Revelação (Develop) do Lightroom.
Se olharmos no painel Básico do Lightroom na coluna à direita, veremos que já fiz algumas melhorias iniciais no balanço de branco, exposição, contraste, saturação de cor e muito mais:
O que é importante notar aqui é que este é um arquivo raw, o que significa que foi capturado pela câmera no formato raw. Sabemos que é um arquivo raw porque, se olharmos na barra acima da Filmstrip na parte inferior do Lightroom, veremos que o arquivo tem uma extensão “.CR2” no final de seu nome. CR2 é o formato de arquivo bruto da câmera Canon.
Cada fabricante de câmera também tem sua própria versão do formato raw com sua própria extensão de três letras (a Canon usa .crw e .cr2, a Nikon usa .nef e assim por diante). O que é importante aqui não é a extensão específica, mas que seja de fato um arquivo raw, não um arquivo JPEG (.jpg), TIFF (.tif) ou PSD (.psd). Iremos abordá-los no próximo tutorial:
Etapa 2: mova a imagem para o Photoshop
Digamos que fiz tudo o que era preciso com minha foto no Lightroom e agora gostaria de adicionar algum texto à imagem. O Lightroom não tem nenhum recurso para adicionar texto, mas o Photoshop tem, então precisarei mover o arquivo raw do Lightroom para o Photoshop.
Você pode pensar que, primeiro precisaria salvar a imagem de alguma forma no Lightroom e depois abri-la manualmente no Photoshop, mas o Lightroom e o Photoshop realmente funcionam muito bem juntos como uma equipe.
Para mover um arquivo raw para o Photoshop, tudo o que precisamos fazer é ir até o menu Foto (no Lightroom) na barra de menus na parte superior da tela, escolher Editar em e, em seguida, escolher Editar no Adobe Photoshop (sua versão do Photoshop será listada, que no meu caso aqui é o Photoshop CC 2021). Você também pode simplesmente pressionar o atalho de teclado, Ctrl+E (Win) / Command+E (Mac). De qualquer maneira funciona:
Isso abrirá o Photoshop se ainda não estiver aberto e, em seguida, a própria imagem será aberta no Photoshop:
O que aconteceu com o Camera Raw?
Se você já trabalhou com Photoshop e arquivos raw anteriormente, pode estar se perguntando o que aconteceu aqui. Como o Photoshop conseguiu abrir um arquivo raw diretamente?
Normalmente, quando tentamos abrir um arquivo raw no Photoshop, a imagem é aberta primeiro no plug-in Adobe Camera Raw. Isso porque o Photoshop, por si só, não pode trabalhar com arquivos brutos. É um editor de pixels, não um editor de imagens brutas. Ele precisa de outro programa ou plug-in, como o Camera Raw (foto abaixo), para primeiro converter o arquivo raw em pixels antes que o Photoshop possa abri-lo:
O Camera Raw age nos bastidores
E, no entanto, quando passei meu arquivo raw do Lightroom para o Photoshop, o plug-in do Camera Raw não apareceu. Em vez disso, a imagem parecia abrir diretamente no Photoshop. Como isso foi possível quando o Photoshop não pode abrir arquivos raw?
É possível porque o Lightroom e o Camera Raw usam exatamente o mesmo mecanismo de processamento bruto sob o “capô”. O que acontece quando passamos um arquivo raw do Lightroom para o Photoshop é que o Camera Raw entra secretamente nos bastidores, olha as instruções de edição que fizemos no Lightroom e usa essas mesmas instruções para converter a imagem de um arquivo raw em pixels.
Em outras palavras, o arquivo bruto realmente não abriu diretamente no Photoshop. O Camera Raw entrou nos bastidores e o converteu em uma imagem baseada em pixels para nós usando as edições que fizemos no Lightroom.
Passo 3: Edite a imagem no Photoshop
Com minha imagem agora aberta no Photoshop, posso adicionar meu texto. Vou pegar rapidamente minha ferramenta Type na barra de ferramentas à esquerda da tela:
Já escolhi minha fonte (Tahoma Bold) na barra de opções e defini a cor do meu tipo para branco, então clicarei dentro do documento com a ferramenta Type e adicionarei meu texto. Vou digitar a palavra “Work hard” (porque sou criativo assim). Para aceitar o texto quando terminar, pressionarei Ctrl+Enter (Win) / Command+Return (Mac) no meu teclado:
Para redimensionar e reposicionar o texto, vou até o menu Editar na parte superior da tela e escolho Free Transform:
Isso coloca a caixa Free Transform e as alças ao redor do texto. Vou manter pressionada a tecla Shift para bloquear a proporção do texto enquanto clico e arrasto as alças dos cantos para redimensioná-lo. Em seguida, clicarei e arrastarei dentro da caixa Free Transform para mover o texto para o lugar.
Para aceitá-lo, pressionarei Enter (Win) / Return (Mac) no meu teclado. Mais uma vez, estou passando por esta parte rapidamente para que possamos nos concentrar mais em como mover uma imagem entre o Lightroom e o Photoshop, e este é apenas um exemplo que você precisaria para fazer isso.
Etapa 4: salve e feche a imagem
Aqui está a aparência da minha imagem agora no Photoshop com o texto adicionado:
Digamos que estou feliz com a aparência agora e quero salvar o que fiz. A próxima parte é muito importante porque também quero garantir que o Lightroom saiba o que fiz com a imagem. Afinal, ambos os programas estão trabalhando em equipe.
Para salvar seu trabalho após passar uma imagem do Lightroom para o Photoshop, vá até o menu Arquivo (File) na parte superior da tela e escolha Salvar (Save). E esta é a parte importante; certifique-se de escolher “Salvar (Save)” e não “Salvar como (Save as)”.
O motivo é que o Lightroom possa adicionar a versão editada da imagem ao seu catálogo (seu banco de dados), a versão editada precisa ser salva na mesma pasta da imagem original. Se você salvá-lo em outro lugar, não funcionará. Se escolhermos “Salvar como”, corremos o risco de salvar o arquivo no local errado e estragar tudo. Ao escolher “Salvar”, o arquivo será automaticamente salvo de volta no mesmo local do original:
Depois de salvar seu trabalho, você pode fechar a imagem no Photoshop acessando o menu Arquivo (File) e escolhendo Fechar (Close):
Etapa 5: retornar ao Lightroom
Com a imagem fechada, volte ao Lightroom onde você encontrará sua imagem agora atualizada com as edições feitas no Photoshop:
No entanto, embora pareça a mesma imagem, se olharmos para baixo em minha Filmstrip ao longo da parte inferior do Lightroom, veremos que agora não tenho uma, mas duas versões da mesma imagem. Por que existem duas versões? Quando passamos um arquivo bruto do Lightroom para o Photoshop, o Lightroom na verdade não passa a imagem original. Em vez disso, ele faz uma cópia da imagem e passa a cópia para o Photoshop. Novamente, isso ocorre porque o Photoshop não pode trabalhar diretamente com arquivos brutos, portanto, ele precisa de uma versão separada baseada em pixels para trabalhar.
Vou aumentar o tamanho da minha Filmstrip para que possamos ver melhor as miniaturas. Observe que apenas uma delas (a que está atualmente selecionada à esquerda) mostra o texto que adicionei no Photoshop. Esta é a cópia que o Lightroom enviou para o Photoshop e depois foi enviada de volta para o Lightroom. A outra versão (à direita) não mostra o texto do Photoshop porque é a versão original. Mostra os ajustes que fiz no Lightroom mas nada mais:
Esta nova versão foi salva automaticamente como um arquivo TIFF
Outra maneira de sabermos que a versão à esquerda é a versão do Photoshop é que, se olharmos para o nome do arquivo, veremos duas mudanças importantes. Primeiro, a imagem não é mais um arquivo raw. Se você se lembra, a imagem original tinha uma extensão “.CR2”. Esta nova versão foi salva automaticamente como um arquivo TIFF, indicado pela nova extensão, .tif no final. Em segundo lugar, o nome do arquivo foi alterado, com “-Edit” adicionado automaticamente ao final do nome:
Há mais uma maneira de sabermos que esta não é a imagem original. Se olharmos no meu painel Básico (Basic), veremos que todos os controles de exposição, contraste, cor, etc. foram zerados. Os ajustes originais que fiz no arquivo raw foram inseridos na cópia da imagem quando o Lightroom a passou para o Photoshop. Ainda podemos fazer ajustes adicionais no Lightroom, se necessário, mas não temos mais a mesma flexibilidade que tínhamos quando trabalhávamos com a imagem raw original.
É por isso que é sempre melhor fazer os ajustes do Lightroom antes de passar o arquivo para o Photoshop:
Fazendo outras edições no Photoshop
E se precisarmos fazer edições adicionais na imagem no Photoshop? Por exemplo, digamos que eu queira misturar meu texto com a imagem usando uma mesclagem de camada “Blend Mode”. Não posso fazer isso no Lightroom, então precisarei reabrir a imagem no Photoshop.
Como aprendemos, a cópia com minhas edições do Photoshop agora é um arquivo TIFF, não um arquivo bruto, mas, independentemente do tipo de arquivo, ainda o passamos para o Photoshop da mesma maneira. Simplesmente vá até o menu Foto (Photo) no Lightroom, escolha Editar em (Edit in) e, mais uma vez, escolha Editar no Adobe Photoshop (Edit in Adobe Photoshop). Ou pressione Ctrl+E (Win) / Command+E (Mac) no teclado:
No entanto, é aqui que as coisas são um pouco diferentes de antes. Quando passamos o arquivo raw para o Photoshop, o Lightroom criou automaticamente uma cópia da imagem e a enviou para o Photoshop. Isso ocorre porque o Photoshop não pode trabalhar diretamente com arquivos brutos.
Mas, desta vez, estamos passando para o Photoshop um tipo de arquivo com o qual ele pode trabalhar. Neste caso, é um arquivo TIFF. No entanto, isso não significa que o Lightroom vai apenas entregá-lo, sem fazer perguntas. Em vez disso, o Lightroom primeiro quer saber exatamente o que queremos enviar para o Photoshop, e há algumas opções diferentes:
Editar uma cópia com ajustes do Lightroom
A primeira opção, Editar uma cópia com ajustes do Lightroom (Edit a Copy with Lightroom Adjustments), não é o que queremos, pelo menos não nesta situação. Esta opção fará mais uma cópia da imagem, da qual não precisamos, e incluirá todas as alterações adicionais que fizemos no Lightroom desde a última vez que trabalhamos na imagem no Photoshop. Não fiz nenhuma alteração adicional no Lightroom, então não há nada aqui para incluir.
Mas a principal razão pela qual esta não é uma boa opção ao reeditar uma imagem no Photoshop é que ela tem o infeliz efeito colateral de achatar a imagem e descartar suas camadas. No meu caso, minha camada Type seria mesclada com a própria imagem, deixando meu texto completamente não editável. A opção “Edit a Copy with Lightroom Adjustments” é útil em outras situações, como veremos no próximo tutorial quando veremos como trabalhar com arquivos JPEG no Lightroom. Não é apenas uma boa escolha nesse caso.
Editar uma cópia
A segunda opção, Editar uma cópia (Edit a Copy), é pelo menos uma escolha melhor, senão a melhor, porque não achatará sua imagem, o que significa que você manterá suas camadas do Photoshop. No entanto, ainda fará outra cópia da imagem que realmente não precisamos.
A melhor opção para reeditar imagens no Photoshop é a terceira, Editar Original (Edit Original). Ele não fará cópias desnecessárias, permitindo que você reedite o mesmo arquivo, e não achatará sua imagem, o que significa que todas as camadas adicionadas anteriormente no Photoshop ainda estarão lá. Uma observação importante, porém, é que nem a opção Editar uma cópia e nem a opção Editar original transmitirão quaisquer alterações adicionais feitas no Lightroom desde a última vez que você trabalhou na imagem no Photoshop.
Isso pode causar um pouco de confusão quando a imagem aparecer no Photoshop, pois parecerá que seus ajustes mais recentes (se houver) estão faltando. No entanto, é apenas temporário. Assim que você salvar seu trabalho no Photoshop e retornar ao Lightroom, seus ajustes do Lightroom ficarão visíveis novamente, juntamente com as alterações feitas no Photoshop.
Escolha Editar Original
Selecionarei Editar original e clicarei no botão Editar:
Isso reabre o arquivo TIFF no Photoshop:
Se olharmos na guia na parte superior do documento no Photoshop para ver o nome do arquivo, veremos que, com certeza, é o mesmo arquivo de antes:
E se olharmos no painel Layers, veremos que minha camada Type de antes ainda está lá. O arquivo está exatamente como deixei:
Adicionando camada de estilos
Para misturar meu texto com a imagem, primeiro vou me certificar de que minha camada Type esteja selecionada. Em seguida, adicionarei uma camada de estilo clicando no ícone Adicionar camada de estilo (Add a Layer Style) na parte inferior do painel Camadas. Mais uma vez, estou passando por essas etapas rapidamente, pois mesclar texto com uma imagem não é o foco deste tutorial:
Adicionei a camada de estilo, Bevel & Emboss e um Stroke.
Por fim, para ajudar a mesclar ainda mais o texto com a imagem, alterarei o modo de mesclagem (Blend Mode) da camada Type no canto superior esquerdo do painel Layers de Normal para Soft Light (Luz Suave):
Veja como fica o resultado final:
Agora que terminei no Photoshop, vou salvar meu trabalho como fiz antes, indo até o menu Arquivo (File) e escolhendo Salvar (Save):
Então, para fechar a imagem no Photoshop, volto ao menu Arquivo e escolho Fechar (Close):
Com a imagem salva e fechada no Photoshop, volto ao Lightroom onde veremos o arquivo agora atualizado para refletir minhas edições mais recentes no Photoshop:
O catálogo do Lightroom é novamente atualizado com as alterações feitas no Photoshop.
Para onde ir a seguir…
E aí, legal né! Embora o Lightroom seja principalmente um editor de imagens raw, ele também pode ser usado com arquivos JPEG mais tradicionais. Na próxima lição, aprenderemos como mover arquivos JPEG do Lightroom para o Photoshop!
Próxima lição: Como mover imagens JPEG do Lightroom para o Photoshop
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