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Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

  • Wilson Alves 
  • 9 min read (de leitura)

Como criar máscaras de elementos transparentes. As seleções são uma parte essencial de qualquer fluxo de trabalho de edição de fotos, mas, frequentemente, as seleções não são tão diretas quanto parecem. Neste tutorial, explicaremos como fazer uma seleção de um vidro que inclui elementos transparentes. Vamos começar!

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Recursos do tutorial

Os seguintes recursos foram usados ​​durante a produção deste tutorial.

Passo 1

As seleções são uma parte essencial do processo de edição de imagens no Photoshop. O processo de fazer uma seleção é fácil, mas às vezes áreas transparentes podem tornar o processo um pouco mais complicado. Para esses tipos de projeto, a ferramenta caneta não é suficiente. Para selecionar áreas com um nível variável de transparência, precisamos de uma ferramenta ou comando que nos permita manipular as informações de brilho dos canais de cor dessa imagem.

Porque não estamos interessados ​​apenas em criar um recorte simples, mas sim em criar uma máscara, onde podemos armazenar informações de nível variável de brilho para definir esse nível complexo de transparência. Como um canal é apenas uma imagem em tons de cinza, podemos usar esse canal efetivamente para criar uma máscara, porque uma máscara também usa tons de cinza (branco puro = 100% opaco e preto puro = 100% transparente) para armazenar informações de transparência.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 2

Uma das principais vantagens de ter acesso aos canais separados no Photoshop é a capacidade de fazer seleções. Você pode usar canais individuais para fazer seleções diferentes na imagem. Quando quiser selecionar um item específico na imagem, use os canais de cor que fornecem o maior contraste em torno das bordas desse item. Então, vamos começar a fase de planejamento inicial.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 3

Esta é a imagem original. Embora seja uma imagem CMYK, o mesmo processo funcionará no caso de uma imagem RGB. A única diferença estará no painel Canais. Em vez de quatro canais de cor e um canal composto, haverá três canais de cor e um canal composto na imagem RGB. O objetivo deste tutorial é remover a parte preta, mas manter o vidro, a água, as bolhas e o reflexo abaixo do vidro. Então podemos usá-lo em qualquer outro fundo (cor sólida ou foto). Para este tutorial, usaremos o comando Aplicar imagem (Imagem > Aplicar imagem).

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 4

O comando Aplicar Imagem permite que você mescle uma camada e canal de uma imagem com uma camada e canal da imagem ativa. Mas lembre-se de que as dimensões em pixels das imagens devem corresponder para que os nomes das imagens apareçam na caixa de diálogo Aplicar Imagem. Mas aqui não estamos usando duas imagens. Estamos mesclando a cópia do canal preto com a própria cópia do canal preto. Mas o poder do Aplicar Imagem está escondido na seção Destino. Aqui você pode especificar um modo de mesclagem ou tipo de mesclagem que deseja usar durante a mesclagem do Aplicar Imagem.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 5

Abra o arquivo no Photoshop. Então, no painel Canais, examine os canais para um com bom contraste. Encontrar um canal com bom contraste é essencial para uma boa seleção.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 6

Aqui o canal preto mostra um bom contraste entre o vidro e o fundo.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 7

Duplique o canal preto arrastando-o sobre o ícone ‘criar novo canal’ abaixo do Painel de Canais. Você também pode clicar com o botão direito no canal preto e selecionar duplicar canal.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 8

Em seguida, selecione a cópia do canal preto e Imagem > Aplicar imagem.

Como criar máscaras de elementos transparentes no Photoshop

Passo 9

Primeiro, misture uma vez com o modo Multiplicação para aumentar o preto e, nesse processo, converter do fundo qualquer área para preto que seja cinza. Mas reduza a opacidade (dentro da seção Destino) para 50% para criar uma mistura que não seja muito forte. Caso contrário, podemos remover algumas áreas brancas, pois elas não são branco puro.

O comando aplicar imagem.

Passo 10

O modo de mesclagem Multiplicação analisa as informações de cor em cada canal e multiplica a cor base pela cor de mesclagem. A cor resultante é sempre uma cor mais escura. Multiplicar qualquer cor com preto produz preto. Ao usar o modo de mesclagem Multiplicação, estamos removendo qualquer porção cinza do fundo.

Exemplo do modo de mesclagem multiplicação.

Passo 11

Em seguida, misture duas vezes com o modo de mesclagem Sobrepor para aumentar o branco. Agora podemos selecionar facilmente a área branca. Nosso objetivo aqui é criar uma máscara eficaz, rápida e aceitável com esse processo. Desta vez, use 100% de Opacidade na área de mesclagem.

Misture duas vezes com o modo de mesclagem Sobrepor.

Passo 12

O modo de mesclagem Sobrepor multiplica ou filtra as cores, dependendo da cor base. A cor base não é substituída, mas misturada com a cor de mesclagem para refletir a claridade ou escuridão da cor original. As áreas brancas se tornam mais brilhantes e as áreas pretas se tornam mais escuras. Ao usar o modo de mesclagem Sobrepor, estamos aumentando a intensidade da porção branca, pois queremos manter a porção branca, mas mascarar a porção preta na imagem final.

Exemplo do modo de mesclagem sobrepor.

Passo 13

Você ainda pode ajustar a cópia do canal preto usando um pincel e pintar com a cor branca ou preta. Pinte com branco para manter áreas da imagem e pinte com preto para remover ou mascarar parte. Branco denota opacidade e preto denota transparência dentro de um canal.

Você ainda pode ajustar a cópia do canal preto.

Passo 14

Carregue a cópia do canal preto como uma seleção usando Command/Ctrl-clique no canal ou clique no primeiro botão abaixo do painel de canais, que é carregar o canal como uma seleção.

Criando uma seleção em torno da cor branca.

Passo 15

Em seguida, vá para o painel Camadas e duplique a camada de fundo arrastando-a sobre o botão criar uma nova camada abaixo do painel camadas. Você também pode clicar com o botão direito do mouse na camada de fundo e selecionar Duplicar Camada.

Criando uma cópia da camada.

Passo 16

Então, direcione a nova camada (Plano de fundo copiar) clicando com o botão esquerdo nela uma vez. Seleção ainda ativa, clique no ícone de máscara abaixo do painel Camadas para criar uma máscara.

Clique no ícone de máscara abaixo do painel Camadas.

Passo 17

Agora crie uma nova camada em branco abaixo e preencha-a com vermelho ou azul. Agora verifique a qualidade da máscara. Você verá que dentro da máscara há poucas áreas cinzas.

Agora crie uma nova camada em branco abaixo.

Passo 18

Existem dois processos para remover essa área cinza indesejada. Embora o primeiro processo descrito abaixo lhe dará o melhor resultado, ainda assim vamos explorar ambos.

Remover essa área cinza indesejada.

Passo 19

Processo 1: Altere o modo de mesclagem da camada de cópia de fundo para Clarear para remover a área cinza.

Altere o modo de mesclagem da camada cópia para Clarear.

Passo 20

O modo de mesclagem Clarear analisa as informações de cor em cada canal e pixels mais escuros do que as cores de mesclagem são substituídos, e pixels mais claros do que a cor de mesclagem não mudam. Como resultado, pixels cinza escuros são removidos.

Pixels cinza escuros são removidos.

Passo 21

Processo 2: Command/Ctrl-clique na miniatura da máscara de cópia de fundo para carregar a máscara como uma seleção. Você também pode carregar a seleção da cópia do canal preto.

Carregar a máscara como uma seleção.

Passo 22

Em seguida, clique no ícone da camada de ajuste abaixo do painel Camadas.

Clique no ícone da camada de ajuste.

Passo 23

Isso criará uma nova camada de ajuste de níveis.

Criará uma nova camada de ajuste de níveis.

Passo 24

Em seguida, na caixa de diálogo de níveis, arraste primeiro o controle deslizante de entrada de meio-tom (do meio) e depois o controle deslizante de entrada de realce (da direita) para a esquerda para remover a área cinza ou, melhor, converter o cinza em branco.

Converter o cinza em branco.

Passo 25

Após aplicar o modo de mesclagem Clarear, você deve verificar de perto, caso haja algumas partes quebradas dentro da área branca. Você pode usar a Ferramenta Carimbo para consertar essas áreas.

Algumas partes quebradas dentro da área branca.

Passo 26

Então é isso. Bem como, você pode usar a mesma técnica para selecionar objetos complexos com nível variável de transparência. Abaixo está a versão antes e depois.

O antes e o depois.

Imagem final

Enfim, esta é a versão final.

Imagem do resultado final.

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