Como aplicar os comandos automáticos de imagem como camadas de ajuste no Photoshop. No tutorial anterior desta série sobre correção de problemas de tom e cor, aprendemos como funcionam os três ajustes automáticos de imagem do Photoshop (Tom Automático, Contraste Automático e Cor Automática) e como eles podem melhorar rapidamente a aparência geral de nossas imagens, aumentando o contraste e removendo projeções de cores indesejadas.
Embora esses comandos não sejam de forma alguma as melhores maneiras de corrigir esses problemas, eles têm a vantagem de serem muito rápidos e fáceis de usar, tornando-os escolhas populares para corrigir e retocar aqueles instantâneos menos importantes do dia a dia.
No entanto, uma grande desvantagem dos comandos de imagem automática do Photoshop é que eles são ajustes estáticos, o que significa que fazem alterações permanentes nos pixels da imagem. Isso costuma ser chamado de edição destrutiva e, como você pode imaginar, não é a melhor maneira de trabalhar. Um bom fluxo de trabalho de edição de imagens aproveita camadas de ajustes não destrutivas sempre que possível. Portanto, neste tutorial, aprenderemos como aplicar facilmente esses mesmos comandos automáticos como camadas de ajuste!
Vantagens em aplicar os comandos Automáticos como camadas de ajuste
Como veremos, também há outras vantagens em aplicar os comandos Automáticos como camadas de ajuste. Isso não apenas torna ainda mais fácil alternar entre os comandos e comparar os resultados, mas também torna mais fácil combinar comandos automáticos para melhorar ainda mais seus resultados!
Este tutorial se baseia no que abordamos no tutorial anterior, portanto, se você ainda não estiver familiarizado com os comandos de imagem automática, leia o tutorial Tom automático, Contraste automático e Cor automática antes de continuar.
Para tornar mais fácil ver que as versões da camada de ajuste dos comandos Automáticos são exatamente os mesmos comandos (Tom Automático, Contraste Automático e Cor Automática) encontrados no menu Imagem do Photoshop, usarei aqui a mesma imagem que usei no anterior tutorial para que possamos ver que os resultados obtidos são exatamente os mesmos de antes. Aqui está a foto como tirada originalmente, com pouco contraste e um tom esverdeado:
1-A foto original.
E é assim que ficará quando terminarmos, desta vez após aplicar os comandos Auto como camada de ajuste:
2-A versão da camada de ajuste corrigida automaticamente da imagem.
Etapa 1: adicionar uma camada de ajuste de níveis ou curvas
Embora seja fácil aplicar os comandos de imagem automática do Photoshop como camadas de ajuste, a maneira como você faz isso não é tão óbvia. Para começar, não há camada de ajuste Tom Automático, Contraste Automático ou Cor Automática real. Em vez disso, os comandos são disponibilizados para nós como opções em outras camadas de ajuste, nomeadamente Níveis e Curvas. Com minha imagem recém-aberta no Photoshop, adicionarei uma camada de ajuste de níveis clicando no ícone Novo preenchimento ou camada de ajuste na parte inferior do painel Camadas:
3-Clicando no ícone Nova camada de preenchimento ou ajuste.
Então escolherei Níveis na lista que aparece. Eu também poderia escolher uma camada de ajuste de Curvas aqui, que me daria acesso às mesmas opções automáticas, mas a maioria das pessoas acha os Níveis menos intimidantes:
4-Adicionando uma camada de ajuste de níveis.
Nada acontecerá com a imagem ainda, mas se olharmos no painel Camadas, veremos que o Photoshop adicionou a camada de ajuste de Níveis acima da imagem:
5-A camada de ajuste de níveis aparece acima da camada Plano de fundo.
Etapa 2: abra as opções de correção automática de cores
As opções e controles da camada de ajuste de Níveis encontram-se no painel Propriedades, e é aqui que acessamos os comandos Automáticos. Existem algumas maneiras de chegar até eles. Uma maneira é clicar no pequeno ícone do menu no canto superior direito do painel Propriedades:
6-Clicando no ícone do menu do painel Propriedades.
Em seguida, escolha Opções automáticas no menu:
A outra maneira de acessar as opções Auto é pressionando e segurando a tecla Alt (Win) / Option (Mac) no teclado e clicando no botão Auto:
De qualquer forma, abre a caixa de diálogo Opções de correção automática de cores. A seção que nos interessa aqui é a seção Algoritmos no topo. Observe que há quatro opções diferentes para escolher. Para este tutorial, vamos nos concentrar apenas nos três primeiros (Melhorar contraste monocromático, Melhorar contraste por canal e Encontrar cores claras e escuras), pois são eles que correspondem aos três comandos de imagem automática. Guardaremos o quarto, Melhorar Brilho e Contraste, para mais tarde, quando examinarmos mais de perto o ajuste de Brilho/Contraste do Photoshop:
Etapa 3: experimente os diferentes algoritmos
Como mencionei, cada uma das três opções principais corresponde a um dos três comandos de imagem automática. Na verdade, eles não são chamados de Tom Automático, Contraste Automático e Cor Automática, mas se você leu o tutorial anterior, deve ter notado que os nomes que encontramos aqui são, na verdade, descrições de como cada um dos comandos Auto funciona.
Melhorar contraste monocromático
A primeira opção na parte superior, Melhorar contraste monocromático, descreve como funciona o comando Contraste automático. Escolher esta opção nos dará exatamente o mesmo resultado como se tivéssemos selecionado o comando estático Contraste Automático no menu Imagem. Para recapitular rapidamente, o Contraste Automático analisa todos os três canais de cores (Vermelho, Verde e Azul) como uma única imagem composta e aumenta o contraste geral, tornando os pixels mais escuros da imagem pretos, os pixels mais claros brancos e, em seguida, redistribuindo todos os outros valores tonais intermediários. Apenas o contraste é afetado. As cores originais da imagem permanecem as mesmas.
Se você não consegue se lembrar dos detalhes de como cada comando Automático funciona, mas tem as Dicas de Ferramentas habilitadas nas Preferências do Photoshop, há uma maneira fácil de saber qual dessas opções corresponde a qual comando Automático. Basta passar o cursor do mouse sobre o nome de uma opção para ver uma descrição mais detalhada dela. Observe que no final da descrição, na verdade, diz qual comando Auto corresponde. No caso desta primeira opção, Melhorar Contraste Monocromático, mostra Contraste Automático entre parênteses:
Para selecionar a opção, basta clicar dentro do pequeno círculo à esquerda do nome e olhar sua imagem para avaliar os resultados. Esta é a aparência da minha foto com o recurso Aprimorar contraste monocromático aplicado. O contraste geral é melhorado, mas o tom esverdeado permanece. Se você compará-lo com o resultado do Contraste Automático do tutorial anterior, verá que ambas as versões parecem exatamente iguais. A única diferença aqui é que estamos aplicando o Contraste Automático como uma camada de ajuste não destrutiva, em vez de um ajuste estático:
Melhorar o contraste por canal
A segunda opção a partir do topo, Melhorar o contraste por canal, é igual ao comando Tom Automático. Novamente, para recapitular rapidamente, o Tom Automático é semelhante ao Contraste Automático, pois escurece os pixels mais escuros para preto, clareia os pixels mais claros para branco e, em seguida, redistribui os outros valores tonais intermediários, mas faz isso canal por canal base em vez de uma base composta, portanto cada canal de cor individual é tratado de forma diferente. Isso não apenas aumenta o contraste geral, mas também altera as cores da imagem. Se a sua foto apresentar uma projeção de cores indesejada, o Tom Automático poderá corrigi-lo, mas também poderá facilmente introduzir uma projeção de cores, caso não existisse originalmente.
Passarei o cursor do mouse sobre a opção Melhorar contraste por canal para ver uma descrição mais detalhada dela, e vemos no final que ela lista o tom automático entre parênteses:
Vou selecionar a opção clicando dentro do pequeno círculo e aqui vemos exatamente o mesmo resultado que vimos quando apliquei o comando Tom Automático no tutorial anterior. Há um bom aumento no contraste em relação à versão original, e parte, mas não toda, da tonalidade esverdeada foi corrigida:
Encontre cores escuras e claras
A terceira opção, Encontre cores escuras e claras, é igual ao comando Cor Automática, que também escurece os pixels mais escuros para preto, clareia os pixels mais claros para branco e redistribui os outros valores tonais intermediários canal por canal base, assim como o Tom Automático. A diferença do Cor Automático é que ele também tenta neutralizar os tons médios, dando-nos a melhor chance de remover uma tonalidade de cor indesejada.
Passarei o cursor do mouse sobre a opção Encontre cores escuras e claras para visualizar a descrição e veremos a cor automática listada no final:
Ajustar tons médios neutros
Há uma etapa extra aqui para recriar o mesmo efeito do Cor Automática. Para neutralizar os meios-tons, também precisamos ativar a opção Ajustar tons médios neutros clicando dentro de sua caixa de seleção. Novamente, observe que se você passar o cursor do mouse sobre a opção de visualizar a descrição, verá que ela lista Cor Automática no final:
Aqui está o meu resultado com as opções Encontrar cores escuras e claras e Ajustar tons médios neutros selecionadas. Assim como com o resultado Cor Automática no tutorial anterior, o contraste geral não é tão forte aqui como vimos nas duas opções anteriores, mas a tonalidade esverdeada foi bastante reduzida:
Etapa 4: Combine “Ajustar tons médios neutros” com as outras opções
Um grande benefício de aplicar os comandos Auto desta forma, em vez de ajustes estáticos. É que podemos combinar a opção Ajustar tons médios neutros com qualquer um dos comandos Auto, não apenas Cor Automática! Por exemplo, deixarei Ajustar tons médios neutros selecionado, mas mudarei da opção Encontre cores escuras e claras para a opção Melhorar o contraste por canal. Combinando efetivamente os comandos Cor Automática e Tom Automático:
E aqui está o meu resultado. O contraste geral é bastante melhorado em relação ao original graças à opção Melhorar contraste por canal (tom automático), e a projeção de cores foi removida graças à opção Ajustar tons médios neutros. Na verdade, este é o mesmo resultado que vimos no tutorial anterior quando apliquei o Tom Automático à imagem imediatamente após aplicar o Cor Automática:
Bem como mencionei anteriormente, salvaremos a quarta opção (Aprimorar Brilho e Contraste) para mais tarde, quando examinarmos o ajuste de imagem Brilho/Contraste do Photoshop. Então, depois de tentar todas as três opções e escolher aquela que funciona melhor para sua imagem. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Opções de correção automática de cores.
Comparar o resultado corrigido com o original
Se você quiser comparar o resultado corrigido com o original, basta clicar no ícone de visibilidade da camada de ajuste no painel Camadas para desativar temporariamente a camada de ajuste:
Com a camada de ajuste desativada, você verá sua versão original e não corrigida no documento:
Clique novamente no ícone de visibilidade para ativar novamente a camada de ajuste:
Enfim, isso retorna você à versão corrigida automaticamente:
Então é isso aí o que temos! É assim que você aplica facilmente os comandos Tom Automático, Contraste Automático e Cor Automática do Photoshop como camadas de ajuste flexíveis e não destrutivas! Mas, no próximo tutorial desta série sobre correção de tons e cores, veremos o primeiro ajuste manual de imagem do Photoshop. O comando Brilho/Contraste, e como podemos usá-lo para melhorar facilmente o brilho e contraste geral de nossas fotos!
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