Tom, contraste e cor automática no Photoshop. Nesta série de tutoriais, aprenderemos várias maneiras de corrigir problemas de tons e cores em nossas imagens com o Photoshop! Alguns dos tópicos essenciais que abordaremos incluem como corrigir problemas gerais de brilho e contraste com os comandos Níveis e Curvas do Photoshop (bem como o comando apropriadamente chamado Brilho/Contraste), como obter mais controle e flexibilidade com camadas de ajuste, e como direcionar áreas problemáticas específicas em uma foto com máscaras de camada!
Aprenderemos a importância de saber ler e trabalhar com histogramas e como funcionam os canais de cores Vermelho, Verde e Azul do Photoshop para reproduzir os milhões de cores possíveis em nossas imagens! Aprenderemos como ajustar cores com Equilíbrio de Cores, Matiz/Saturação e Vibratilidade, como aquecer ou esfriar uma imagem com um ajuste de Filtro de Fotos, como fazer grande parte (e possivelmente todo) desse trabalho no Camera Raw sem até mesmo tocando no Photoshop e muito mais!
Neste primeiro tutorial, começaremos dando uma olhada em três dos comandos mais simples, populares e amplamente usados do Photoshop para corrigir problemas de tons e projeções de cores em uma imagem – Tom automático, Contraste Automático e Cor Automática. Agora, antes de começarmos, é importante observar aqui que, como acontece com muitas coisas na vida, o que é “popular” não é necessariamente o melhor, e os comandos Tom automático, Contraste Automático e Cor Automática não são exceções. O que os torna tão populares é que eles são extremamente rápidos e fáceis de usar. Na verdade, você não precisa saber nada sobre como esses comandos funcionam para obter resultados decentes quando se trata de melhorar o contraste geral ou remover uma projeção de cores indesejada.
As desvantagens desses comandos
No entanto, embora a velocidade e a facilidade de uso sejam o que os torna tão populares, as desvantagens desses comandos são que eles oferecem apenas as correções de imagem mais básicas e são completamente automáticos, sem opções ou controles para ajustar ou melhorar o resultados. Se experimentarmos e gostarmos da aparência da nossa imagem depois, ótimo! Caso contrário, precisamos recorrer a algo melhor, como os comandos Níveis ou Curvas (que abordarei em detalhes em outros tutoriais).
Os três comandos automáticos do Photoshop são mais adequados para imagens menos importantes que você não deseja gastar muito tempo retocando; aqueles em que “bom o suficiente” é bom o suficiente. Vamos ver como funcionam e como comparar facilmente os resultados que cada um dos três comandos nos dá.
Esta imagem apresenta alguns problemas óbvios; tem baixo contraste e uma tonalidade esverdeada:
Esta será a aparência da mesma imagem quando terminarmos de usar nada além dos ajustes automáticos de imagem do Photoshop:
2-A versão corrigida automaticamente da imagem.
Como funcionam o contraste automático, o tom automático e a cor automática
Embora eu tenha mencionado anteriormente que não precisamos realmente saber como funcionam os comandos Automáticos para usá-los, um pouco de conhecimento do que está acontecendo nos bastidores nos ajuda a entender por que um dos três comandos nos deu melhores resultados do que os outros. Ou por que, digamos, o Tom Automático funcionou melhor com esta imagem, mas o Cor Automática funcionou melhor com uma imagem diferente. E para entender como funcionam os comandos Automáticos, precisamos saber um pouco sobre os canais de cores do Photoshop. Vou manter as coisas curtas e simples aqui, mas se você quiser aprender mais sobre canais de cores, não deixe de conferir nosso tutorial completo sobre RGB e canais de cores no Photoshop.
Aqui está a versão curta. Assim como um pintor mistura cores para criar todas as outras cores que vemos na obra-prima final, o Photoshop mistura cores para produzir todas as outras cores que vemos em nossas imagens. Na verdade, pode parecer difícil de acreditar, mas de todos os milhões de cores que vemos, não apenas nas nossas fotos, mas no mundo que nos rodeia, cada uma delas é composta por apenas três cores primárias – vermelho, verde, e azul.
Cores primárias da luz
Estas são as cores primárias da luz, e todas as outras cores são feitas de alguma combinação dessas três cores primárias. O branco é feito da mistura de vermelho, verde e azul igualmente em todas as suas intensidades. Preto é a ausência completa de todas as três cores primárias, e todas as outras cores e tonalidades intermediárias são feitas de alguma combinação de vermelho, verde e azul. O amarelo, por exemplo, é obtido pela mistura do vermelho e do verde. Misture vermelho e azul e você obterá magenta, enquanto verde e azul juntos resultarão em ciano. Adicione todos os tons possíveis de vermelho, verde e azul e você terá milhões, e até bilhões, de cores!
O Photoshop mistura as três cores primárias usando canais de cores. Há um canal para o vermelho, outro para o verde e um terceiro para o azul. Podemos encontrar esses canais de cores no painel Canais que, por padrão, está aninhado ao lado do painel Camadas. Clique em sua guia na parte superior do grupo de painéis para abri-lo:
Os canais Vermelho, Verde e Azul
Aqui vemos os canais Vermelho, Verde e Azul, junto com um quarto canal – RGB – na parte superior. Não deixe o canal RGB confundir você. Não é realmente um canal. RGB significa “Vermelho, Verde e Azul” e é simplesmente a combinação, ou composição, dos canais Vermelho, Verde e Azul trabalhando juntos para nos fornecer nossa imagem colorida:
Se você olhar as miniaturas de visualização dos canais Vermelho, Verde e Azul, notará algo que pode ser uma surpresa; esses canais de cores não são realmente coloridos! Em vez disso, cada uma é uma imagem em tons de cinza. Na verdade, se olharmos mais de perto, podemos ver que a imagem em tons de cinza de cada canal é diferente das outras. Para visualizar a aparência de cada canal em seu documento, basta clicar em cada um. Por exemplo, clicarei no meu canal Vermelho para selecioná-lo:
Com o canal Vermelho selecionado, a versão colorida da minha imagem no documento é temporariamente substituída pela versão em escala de cinza da imagem do canal Vermelho. O que uma imagem em tons de cinza possivelmente tem a ver com a cor vermelha? Bem, o Photoshop usa os valores de brilho na imagem em tons de cinza para determinar quanto vermelho misturar em cada área. Quanto mais clara a área, mais vermelho é adicionado à versão colorida, enquanto as áreas mais escuras têm menos vermelho misturado. As áreas de branco puro na imagem em escala de cinza têm vermelho adicionado em sua intensidade total, enquanto as áreas de preto não têm nenhum vermelho:
Selecionando o canal verde
Para ver a aparência do canal Verde, clicarei nele no painel Canais para selecioná-lo:
Isso desativa temporariamente os canais Vermelho e Azul, mostrando apenas o canal Verde no documento. Aqui vemos outra imagem em tons de cinza, mas esta parece um pouco diferente do que vimos com o canal Vermelho. Isso porque este está nos mostrando como o verde está sendo misturado à versão colorida. Mais uma vez, quanto mais clara a área, mais verde é adicionado, enquanto as áreas mais escuras têm menos verde. Quaisquer áreas de branco puro têm verde adicionado com intensidade total, enquanto áreas de preto puro não têm verde algum:
Selecionando o canal azul
Vamos fazer a mesma coisa com o canal Azul. Clicarei nele no painel Canais para selecioná-lo, o que desativa os canais Vermelho e Verde:
A imagem em escala de cinza do canal Azul agora aparece no documento e, mais uma vez, parece diferente das outras duas, mas funciona exatamente da mesma maneira. As seções mais claras representam áreas onde mais azul está sendo misturado na versão colorida, enquanto as seções mais escuras ficam com menos azul. As áreas de branco puro têm azul adicionado com intensidade total. As áreas de preto puro não contêm nenhum azul. Nesse caso, minha versão colorida não contém muito azul (ou qualquer outra cor que precise do azul como ingrediente principal), e é por isso que o canal Azul parece mais escuro do que os canais Vermelho e Verde:
Então, agora que sabemos que o Photoshop mistura canais de cores vermelho, verde e azul para reproduzir todas as cores que vemos em uma imagem, e que esses canais de cores são na verdade versões em tons de cinza da imagem, o que isso tem a ver com o Comandos Tom Automático, Contraste Automático e Cor Automática? A resposta é: tem tudo a ver com eles! Cada um dos três comandos Auto manipula esses canais de cores (imagens em tons de cinza) de maneiras diferentes, produzindo resultados diferentes. Aqui está uma breve descrição de cada um deles antes de examiná-los em ação.
Breve descrição de cada um deles
Contraste Automático
O Contraste Automático é o mais básico e direto dos três. Quando selecionamos Contraste Automático, o Photoshop analisa a composição de todos os três canais de cores (em outras palavras, trata todos os três como se fossem uma única imagem em tons de cinza) e simplesmente escurece os pixels mais escuros para preto puro, clareia os pixels mais claros para preto puro branco e redistribui todos os outros valores tonais intermediários. O resultado é uma imagem com contraste geral aprimorado. O que é importante observar aqui é que, como trata todos os três canais de cores como uma única imagem composta, o Contraste automático não altera as cores da imagem. Simplesmente aumenta o contraste geral, tornando-o uma boa escolha para imagens que não sofrem de nenhum tipo de problema de cor e só precisam de um pouco mais de “pop”.
Tom Automático
O Tom Automático é semelhante ao Contraste Automático, pois também escurece os pixels mais escuros para preto puro, clareia os pixels mais claros para branco puro e redistribui todos os outros valores tonais intermediários, mas há uma grande diferença. Isso é feito canal por canal, o que significa que os canais Vermelho, Verde e Azul recebem, cada um, seu próprio aumento de contraste separado.
Sabemos que o Photoshop usa os valores de brilho em cada canal de cores para determinar quanto de cada cor deve ser misturado na versão colorida; portanto, ao alterar os canais de cores independentemente um do outro, alteramos efetivamente a forma como as cores são misturadas. Isso significa que, ao contrário do Contraste Automático, que nada mais faz do que aumentar o contraste geral, o Tom Automático altera as cores da imagem ao mesmo tempo. Se a sua imagem tiver uma tonalidade de cor indesejada, o Tom Automático poderá corrigi-la. Infelizmente, se a sua imagem não tinha originalmente uma projeção de cores, o Tom Automático pode acabar introduzindo uma.
Cor Automática
Cor Automática é semelhante ao Tom Automático. Ele também escurece os pixels mais escuros para preto e clareia os pixels mais claros para branco canal por canal, portanto, mais uma vez, os canais Vermelho, Verde e Azul são afetados separadamente e independentemente um do outro. Mas o Cor Automático vai um passo além. Em vez de simplesmente redistribuir todos os outros valores tonais intermediários, ele tenta corrigir qualquer projeção de cor indesejada, neutralizando os meios-tons da imagem. Isso geralmente (mas nem sempre) torna o Cor Automática a melhor escolha para aumentar o contraste e corrigir problemas de cores ao mesmo tempo.
Como usar os ajustes automáticos de imagem
Agora que sabemos um pouco mais sobre como funcionam os canais de cores do Photoshop e os três comandos Automáticos, vamos retornar à nossa versão colorida da foto para que possamos ver os ajustes automáticos de imagem em ação. Para voltar para a versão colorida, clique no canal RGB composto no painel Canais. Isso ativará instantaneamente todos os três canais de cores (vermelho, verde e azul) e sua versão colorida reaparecerá no documento:
Em seguida, volte para o painel Camadas clicando em sua guia:
Mencionei no início do tutorial que veríamos como comparar facilmente os resultados que cada um dos três comandos Auto nos dá, e podemos fazer isso simplesmente duplicando nossa imagem três vezes para criar três camadas adicionais, uma para cada dos três comandos automáticos. Vamos ver como isso funciona.
Etapa 1: duplicar a camada de fundo três vezes
No momento, meu documento consiste em uma única camada – a camada Plano de fundo – que contém minha imagem original. Para duplicar a camada, pressione Ctrl+J (Win) / Command+J (Mac) no teclado (ou você pode ir até o menu Camada na barra de menu na parte superior da tela, escolher Novo e escolher Camada via Cópia, mas o atalho do teclado é muito mais rápido). Uma cópia da imagem aparecerá em uma nova camada chamada “Camada 1” acima da camada Fundo:
Em seguida, pressione Ctrl+J (Win) / Command+J (Mac) mais duas vezes para criar mais duas cópias. Agora você deve ter três cópias da imagem, cada uma em sua própria camada acima da camada Plano de fundo:
Etapa 2: renomear as cópias da camada
Clique duas vezes diretamente no nome da camada superior no painel Camadas (“Camada 1 copiar 2”) para destacar seu nome e digite “Cor Automática” para o novo nome:
Depois de digitar o primeiro nome novo, pressione a tecla Tab no teclado. Isso o levará para a próxima camada diretamente abaixo dela (“Camada 1 copiar”) e destacará automaticamente o nome da camada. Digite “Tom automático” para o novo nome. Em seguida, pressione a tecla Tab novamente para descer para a próxima camada (“Camada 1”) e digite “Contraste Automático” para seu novo nome. Quando terminar de renomear todas as três camadas, pressione a tecla Enter (Win) / Return (Mac) no teclado para aceitar os novos nomes de camadas. Você ainda deve ter sua camada de fundo original na parte inferior, com a camada “Contraste Automático” diretamente acima dela, depois a camada “Tom Automático” e, finalmente, a camada “Cor Automática” na parte superior:
Etapa 3: desligue as duas camadas superiores
Clique no ícone de visibilidade (o ícone “globo ocular”) das duas camadas superiores (“Cor Automática” e ” Tom Automático”) para desligá-las temporariamente. Isso nos permite ver a versão do Contraste Automático da imagem no documento, que é o comando com o qual começaremos:
Etapa 4: selecione o comando de contraste automático
Certifique-se de que a camada “Contraste Automático” esteja selecionada no painel Camadas (deve estar destacada em azul), então vá até o menu Imagem na parte superior da tela e escolha Contraste Automático:
Como mencionei anteriormente, os três comandos Auto são totalmente automáticos, então assim que selecionamos um deles, o Photoshop segue em frente e faz o seu trabalho. Neste caso, desde que escolhi o comando Contraste Automático, o Photoshop olhou para todos os três canais de cores como uma única imagem composta, escureceu os pixels mais escuros para preto, clareou os pixels mais claros para branco e redistribuiu todos os valores tonais intermediários. O resultado, neste caso, é uma versão da imagem com contraste geral bastante melhorado. Aqui está a imagem original mais uma vez para comparação:
E aqui está o resultado do Contraste Automático. É claro que os resultados variam de uma imagem para outra. Observe, porém, que embora o contraste tenha melhorado, ainda vemos a mesma tonalidade esverdeada, e isso ocorre porque o comando Contraste automático não faz nada que possa corrigi-lo:
Etapa 5: selecione e ative a camada de tom automático
Vamos ver o que o comando Tom Automático pode fazer pela imagem. Clique na camada Tom Automático no painel Camadas para selecioná-la e, a seguir, clique no ícone de visibilidade (o quadrado vazio onde ficava o globo ocular) para ativar a camada novamente. Como ainda não fizemos nada com esta versão da imagem, você verá a versão original e não corrigida mais uma vez no documento:
Etapa 6: selecione o comando de tom automático
Com a camada “Tom Automático” selecionada, volte ao menu Imagem na parte superior da tela e desta vez escolha Tom Automático:
Como aprendemos anteriormente, o comando Tom Automático aumenta o contraste escurecendo os pixels mais escuros para preto, iluminando os pixels mais claros para branco e redistribuindo todos os valores tonais intermediários. Mas, ao contrário do Contraste Automático, que afeta a imagem como um todo, o Tom Automático faz isso canal por canal, de modo que os canais Vermelho, Verde e Azul são afetados de maneira diferente. Isso altera as cores originais da imagem. Neste caso, a mudança parece ter sido para melhor, pois não só vemos um contraste geral melhorado, mas também a tonalidade esverdeada foi reduzida. Lembre-se, porém, de que, dependendo da sua imagem, o Tom Automático pode facilmente introduzir uma tonalidade de cor indesejada, portanto os resultados podem variar:
Se você quiser comparar facilmente seus resultados entre os comandos Contraste Automático e Tom Automático, basta clicar no ícone de visibilidade da camada ” Tom Automático ” para ativar e desativar a camada. Com a camada “Tom Automático” desativada, você verá o resultado do Contraste Automático em seu documento. Ative novamente a camada ” Tom Automático ” para ver os resultados do Tom Automático:
Etapa 7: selecione e ative a camada de cor automática
Finalmente, vamos ver o que o comando Auto Color fará por nós. Em seguida, clique na camada Auto Color no painel Camadas para selecioná-la e, a seguir, clique no ícone de visibilidade para ativá-la novamente. Entretanto, como ainda não fizemos nada com esta versão da imagem, você verá a versão original e não corrigida em seu documento:
Etapa 8: selecione o comando Cor Automática
Com a camada “Cor Automática” selecionada, vá até o menu Imagem e escolha Cor Automática:
O Cor Automática funciona exatamente como o Tom Automático, pois aumenta o contraste nos canais Vermelho, Verde e Azul de forma independente, mas também tenta corrigir qualquer projeção de cor indesejada, neutralizando os meios-tons e, neste caso, com esta imagem específica, o Cor Automática atinge os melhores resultados. O contraste geral não é tão forte quanto o que vimos com Contraste Automático e Tom Automático, mas fez o melhor trabalho na remoção do tom esverdeado:
Novamente, você pode comparar facilmente os resultados do Cor Automática com os resultados do Tom Automático simplesmente clicando no ícone de visibilidade da camada “Cor Automática” para ativá-lo e desativá-lo. Com a camada desativada, você verá a camada “Tom Automático” em seu documento. Ative a camada novamente para ver a camada “Cor Automática”:
Etapa 9: tente combinar comandos automáticos
A próxima etapa é opcional, mas não há nada que diga que você precisa escolher Contraste Automático, Tom Automático ou Cor Automática por conta própria e pronto. Na verdade, você pode combiná-los facilmente para ver se consegue melhorar ainda mais os resultados. Por exemplo, no meu caso, o Auto Color fez o melhor trabalho dos três, mas ainda há espaço para melhorias. A imagem ainda não tem tanto “pop” com contraste quanto eu gostaria. Eu sei que os comandos Contraste Automático e Tom Automático fizeram um trabalho melhor ao aumentar o contraste geral. Então, vamos tentar combinar um deles com o resultado do Cor Automático para ver o que acontece!
Com minha camada Cor Automática selecionada, pressionarei Ctrl+Alt+J (Win) / Command+Option+J (Mac) no teclado para criar uma cópia dela. Ao adicionar a tecla Alt (Win) / Option (Mac) ao atalho, dizemos ao Photoshop para primeiro abrir a caixa de diálogo Nova Camada para que possamos nomear a camada antes de adicioná-la. Chamarei minha nova camada de “Cor Automática + Tom Automático”:
Clicarei em OK para fechar a caixa de diálogo e podemos ver no painel Camadas que agora tenho uma camada ” Cor Automática + Tom Automático ” acima das outras:
Aplicando o tom automático
Como o Cor Automática já foi aplicado a esta camada, irei até o menu Imagem e escolherei Tom Automático:
Todavia, isso acaba me dando o que considero a melhor versão da imagem. Por si só, o Cor Automática fez um ótimo trabalho ao remover a projeção de cores, mas ainda deixou a imagem um pouco plana. O Tom Automático foi então capaz de melhorar os resultados iniciais, aumentando ainda mais o contraste, e até fez com que as cores parecessem um pouco melhores! Claro, não posso enfatizar o suficiente que os resultados variam de uma foto para outra, então você pode não ver o mesmo resultado com sua imagem. E se você está se perguntando por que escolhi o Tom Automático em vez do Contraste Automático, é porque eu realmente tentei o Contraste Automático (enquanto você não estava olhando) e o Tom Automático funcionou melhor. Eu não saberia disso sem tentar:
Etapa 10: selecione e exclua as camadas indesejadas
Então, depois de comparar seus resultados e escolher o comando Automático de sua preferência, você pode excluir as camadas desnecessárias. Ou seja, para fazer isso, clique em uma das camadas indesejadas para selecioná-la, pressione e segure a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac) no teclado e clique nas outras camadas indesejadas. No meu caso, quero manter o resultado “Cor Automática + Tom Automático”, então clicarei na camada “Cor Automática” para selecioná-la e pressionarei e manterei pressionado Ctrl (Win) / Command (Mac) e clique nas camadas ” Tom Automático” e “Contraste Automático”. Dessa forma todas as três camadas agora estão selecionadas:
Com as camadas indesejadas selecionadas, pressione a tecla Backspace (Win) / Delete (Mac) no teclado para excluí-las. Deixando apenas sua foto original intocada na camada Plano de fundo e sua versão favorita corrigida automaticamente acima dela:
Então é isso aí o que temos! Ou seja, neste tutorial, aprendemos o básico de como funcionam os comandos Contraste Automático, Tom Automático e Cor Automática do Photoshop. Bem como usá-los para corrigir rapidamente problemas de contraste e projeção de cores em suas imagens. Porém, no próximo tutorial, aprenderemos como podemos levar esses três comandos Automáticos um passo adiante, aplicando-os como uma camada de ajuste!
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