Como colorir fotos em preto e branco com o filtro Colorize do Photoshop. Aprenda como deixar o Photoshop colorir automaticamente suas imagens em preto e branco ou adicionar suas próprias cores com um único clique, usando o filtro Colorir no Photoshop CC!
Neste tutorial, mostro como é fácil adicionar cor a uma foto em preto e branco usando o filtro Colorizar do Photoshop. Colorize foi introduzido pela primeira vez como um filtro beta no Photoshop 2021, mas foi atualizado para um recurso oficial no Photoshop 2022.
O filtro “Colorir” é um dos filtros neurais do Photoshop. Isso significa que ele usa aprendizado de máquina, juntamente com a inteligência artificial da Adobe conhecida como Adobe Sensei, para analisar sua imagem em preto e branco e descobrir automaticamente quais cores usar. Os resultados iniciais costumam ser surpreendentes. E se as cores em algumas áreas não parecerem corretas, o filtro “Colorir” permite selecionar essas áreas e escolher suas próprias cores com um único clique! Vamos ver como isso funciona.
Qual versão do Photoshop eu preciso?
Para usar o filtro “Colorir”, você precisará do Photoshop 2022 ou mais recente. Obtenha a versão mais recente do Photoshop aqui .
Vamos começar!
Etapa 1: abra uma imagem em preto e branco
Você pode acompanhar abrindo qualquer imagem em preto e branco no Photoshop. Não precisa ser uma foto vintage antiga, embora colorir fotos antigas seja realmente a razão pela qual o filtro “Colorir” foi projetado.
Também não precisa ser totalmente preto e branco. Esta imagem do Adobe Stock tem um tom sépia que ainda funcionaria bem. Mas se você quiser converter sua imagem inteiramente para preto e branco antes de começar, mostrarei uma maneira rápida de fazer isso em alguns instantes:
Etapa 2: certifique-se de que a imagem esteja em cores RGB
O filtro “Colorir” torna a coloração de fotos em preto e branco mais rápida e fácil do que nunca. Mas antes de podermos usá-lo e obter os melhores resultados do filtro, há algumas coisas que precisamos fazer para preparar a imagem original.
Primeiro, o filtro “Colorir” só funciona com imagens que estão no modo de cores RGB. Mas muitas fotos em preto e branco foram salvas no modo Tons de cinza. Então, para ter certeza de que sua imagem está em RGB, vá até o menu Imagem na barra de menu e escolha Modo.
Se você vir uma marca de seleção ao lado de Cor RGB, está pronto. Mas se Tons de cinza estiver marcado, clique em RGB Color para selecioná-lo:
Você também pode visualizar o modo de cores do documento na guia na parte superior.
Passo 3: Aumente o contraste se a imagem estiver desbotada
Além disso, o filtro “Colorir” funciona melhor com imagens que possuem uma boa quantidade de contraste. Portanto, se você estiver trabalhando com uma foto antiga que desbotou com o tempo, você desejará corrigir o contraste antes de adicionar cor. E aqui está uma maneira rápida de fazer isso.
Duplicar a camada de fundo
No painel Camadas, clique com o botão direito do mouse na camada Plano de fundo em seguida no menu suspenso escolha duplicar camada. Uma cópia da camada aparece acima do original. Clique duas vezes no nome da cópia para destacá-la, renomeie a camada como “Contraste” e pressione Enter em um PC com Windows ou Return em um Mac para aceitá-la:
Dessaturar a imagem
Se a sua imagem tiver uma tonalidade de cor como a minha e você quiser removê-la (o que pode ajudar a melhorar o contraste), vá até o menu Imagem, escolha Ajustes e, em seguida, Remover Saturação:
Isso remove qualquer cor e deixa a imagem em preto e branco:
Escolha o comando Contraste Automático
Então, para aumentar o contraste, vá até o menu Imagem e escolha Contraste Automático:
E aqui está o meu resultado com o Contraste Automático aplicado:
Se o Contraste Automático deixou algumas áreas muito claras ou muito escuras, antes de fazer qualquer outra coisa, vá até o menu Editar e escolha Atenuar contraste automático:
Em seguida, diminua a Opacidade do comando Contraste Automático para atenuar o efeito. Mas vou deixar o meu em 100 por cento:
Etapa 4: selecione os filtros neurais
Agora que preparamos nossa imagem, estamos prontos para aplicar o filtro Colorir. Como mencionei anteriormente, Colorir é um dos filtros neurais do Photoshop. Então, para selecioná-lo, vá até o menu Filtro e escolha Filtros Neurais:
Isso abre a área de trabalho Filtros Neurais, com a imagem à esquerda e o painel Filtros Neurais à direita:
Se você não consegue ver a imagem inteira, vá para a barra de ferramentas à esquerda da área de trabalho e clique duas vezes no ícone da ferramenta Mão para ajustar a imagem na tela:
Etapa 5: Baixe e ative o Colorir
O painel Filtros Neurais à direita lista todos os filtros que podemos escolher. Os filtros oficiais estão na seção em destaque, enquanto a seção Beta nos dá acesso antecipado a filtros que ainda estão em andamento. A partir do Photoshop 2022, o Colorir foi atualizado de Beta para Em Destaque.
Mas antes de podermos usar um filtro, primeiro precisamos baixá-lo. Portanto, se um ícone de nuvem aparecer à direita da guia do filtro Colorir, clique no ícone para baixar o filtro:
Depois que o filtro for baixado, o ícone da nuvem se transformará em um botão de alternância. Clique nele para ativar o filtro Colorizar:
O resultado inicial da imagem colorida
O Photoshop analisa a imagem e, após alguns instantes, obtemos um resultado inicial bastante impressionante. Como o Colorize usa aprendizado de máquina, ele é capaz de detectar diferentes elementos na imagem, como rostos, roupas, árvores e outros objetos, e descobrir quais cores usar.
Como podemos ver na minha imagem, Colorir faz um trabalho incrível com rostos e tons de pele. E também funcionou bem com as árvores e a grama ao fundo. Mas outras áreas, como os casacos e chapéus, precisam de algumas obras:
Etapa 6: adicione pontos focais para editar cores em áreas específicas
As opções para o filtro Colorir aparecem à direita do painel Filtros Neurais. E no topo da coluna há uma prévia menor da foto original, sem coloração aplicada. É aqui que podemos selecionar diferentes áreas e alterar a cor:
A opção Imagem colorida automática
Mas antes de começarmos a editar as cores, quero apenas destacar a opção abaixo da visualização chamada Imagem colorida automática. Esta opção está ativada por padrão, e é por isso que o Photoshop segue em frente e colore a imagem para nós. Se você desativar a imagem colorida automática desmarcando-a, a imagem voltará ao preto e branco original. E se você ativar a opção novamente, o Photoshop colorirá automaticamente a imagem novamente.
Na maioria dos casos, você desejará deixar a imagem colorida automática ativada. Mas se você quiser colorir a imagem inteira sem usar a cor automática, comece desativando a imagem em cores automáticas. Para este tutorial, vou deixar ligado:
Adicionando um ponto focal
Para alterar a cor de um objeto na imagem, basta clicar nele na visualização da imagem para adicionar um ponto focal. Quero mudar a cor do casaco do homem, então clicarei no casaco dele para adicionar um ponto focal a esse ponto:
Escolhendo uma nova cor
Como este é o primeiro ponto focal que adicionei, o Photoshop abre automaticamente o Seletor de Cores para que eu possa escolher uma nova cor. Escolherei um tom de marrom definindo o valor Matiz (H) para 30 graus, Saturação (S) para 60 por cento e Brilho (B) para 50 por cento.
Você não saberá realmente como fica a cor até aplicá-la, então basta clicar em OK para fechar o Seletor de cores:
E aqui vemos que o marrom parece muito bom, embora a cor seja um pouco saturada:
Editando a cor
De volta à visualização da imagem, o ponto focal aparece como um ponto preenchido com a cor escolhida. Para editar a cor e tentar novamente, clique na amostra de cor abaixo da imagem:
E então escolha uma cor diferente ou um tom diferente de cor no Seletor de cores. Vou diminuir o valor da Saturação de 60% para 40 %:
Depois clico em OK para fechar o Seletor de cores e agora a pelagem fica melhor:
Movendo o ponto focal
Mas observe que a cor não está sendo aplicada uniformemente em toda a pelagem. Parece mais forte e mais saturado em torno do local onde o ponto focal foi adicionado, mas depois desaparece à medida que nos afastamos. E em algumas áreas, como a parte superior do casaco homem, o vermelho do efeito de cor automática ainda está aparecendo:
Se eu clicar no meu ponto focal e arrastá-lo para uma parte diferente do casaco, como o canto inferior esquerdo:
Então, as áreas de cores mais saturadas se movem junto com ele. E a parte superior do casaco abaixo da orelha e ao longo do ombro é ainda menos afetada pelo ponto focal do que era antes:
O controle deslizante de tamanho do ponto focal
Então, como espalhamos a cor para que ela afete uma área mais ampla? Bem, você pode tentar alterar o tamanho do ponto focal usando o controle deslizante Tamanho próximo à amostra de cor. Arraste o controle deslizante para a direita para aumentar o tamanho e espalhar a cor para fora, ou arraste para a esquerda para diminuir o ponto focal e focar mais a cor naquele ponto:
Mas mesmo com o tamanho aumentado, a cor ainda não está espalhada uniformemente:
Então, como aumentar o tamanho não funcionou, redefinirei o controle deslizante Tamanho de volta à configuração padrão, que fica à esquerda do centro:
Adicionando mais pontos focais
A melhor maneira de espalhar a cor é simplesmente adicionar mais pontos focais. Cada novo ponto usará a mesma cor, então basta clicar para adicionar quantos pontos forem necessários.
Aqui adicionei um total de cinco pontos focais ao casaco:
E agora a pelagem fica melhor com a cor espalhada de maneira mais uniforme:
Como copiar um ponto focal
Além de clicar para adicionar novos pontos focais, também podemos copiar um ponto focal existente.
Quero deixar o chapéu do homem da mesma cor do casaco. Então eu poderia clicar no chapéu para adicionar um novo ponto. Ou posso segurar a tecla Alt ou a tecla Option em um Mac e arrastar uma cópia de um dos meus pontos focais existentes para o chapéu:
E agora o chapéu e o casaco são da mesma cor:
Como excluir um ponto focal
Se você precisar excluir um ponto focal, clique no ponto para selecioná-lo e, em seguida, clique no ícone Excluir (o ícone de menos) próximo à amostra de cor.
E se você excluiu o ponto por engano e deseja recuperá-lo, você pode desfazer a última etapa pressionando Ctrl+Z em um PC com Windows ou Command+Z em um Mac:
Como remover a cor de uma área
Observe como o marrom do casaco está sangrando na gravata do homem:
Suponho que a gravata dele provavelmente era cinza. Então, para remover a cor, clicarei para adicionar um novo ponto focal na gravata:
Então clicarei na amostra de cores:
E no Seletor de cores, escolherei cinza diminuindo a saturação para 0 %. Então clicarei em OK:
Vou adicionar outro ponto focal na parte superior da gravata, também definido como cinza, para espalhar a cor:
E isso parece melhor. Deixar a gravata cinza também limpou a maior parte do marrom que estava sangrando em sua camisa:
Cuidado com a mudança de cores
Às vezes, adicionar uma nova cor a uma área faz com que a cor de outra área mude. E olhando a imagem anterior, vemos que depois de adicionar o cinza à gravata, o lado esquerdo do casaco perdeu um pouco da saturação.
Então, para corrigir isso, clicarei em um dos pontos focais existentes no casaco para mudar minha cor de cinza para marrom:
E então clicarei para adicionar mais alguns pontos focais ao casaco:
E agora a saturação foi restaurada:
Salvando outras áreas problemáticas para mais tarde
Ainda existem alguns problemas, como na parte inferior da imagem, onde o marrom da manga do casaco está vazando para o fundo. Mas, em vez de tentar consertar com pontos focais, mostrarei como eliminar problemas como este com a ferramenta Pincel no final do tutorial:
Colorindo o casaco da mulher
Também quero mudar a cor do casaco da mulher. Então, na imagem de visualização, clicarei no casaco dela para adicionar um novo ponto focal:
E como não quero usar a mesma cor que usei no casaco masculino, clicarei na amostra de cores:
Para o casaco dela, vou usar um tom de vermelho mudando o Matiz para 0 graus. Deixarei a Saturação em 40 % e o Brilho em 50 % e clicarei em OK:
Claro, não sei quais eram as cores originais, então estou apenas escolhendo as cores que acho que ficam bem. E aqui está o resultado inicial usando um único ponto focal:
Depois, para espalhar a cor de maneira mais uniforme, clicarei para adicionar mais pontos focais ao casaco dela, todos definidos na mesma cor vermelha. E vou acrescentar alguns pontos ao chapéu da mulher para deixá-lo da mesma cor do casaco:
E as coisas parecem boas. Mas, novamente, existem alguns problemas. No canto inferior esquerdo da imagem, o vermelho da manga do casaco está vazando para o fundo. Mas vou ignorá-lo por enquanto e resolverei esse problema mais tarde, depois de terminar o filtro Colorizar:
Mudando a cor do fundo
Por fim, acho que as árvores e a grama ao fundo parecem um pouco verdes demais para a época do ano em que esta foto provavelmente foi tirada. Então, na imagem de visualização, clicarei em uma área do plano de fundo para adicionar outro novo ponto focal:
Como não quero colorir as árvores de vermelho, clicarei na amostra de cores:
No Seletor de cores, definirei o Matiz para 50 graus. Deixarei novamente a Saturação e o Brilho com os mesmos valores e clicarei em OK:
E como um único ponto focal não fará muito para cobrir uma área tão ampla, clicarei em todo o fundo para adicionar vários pontos até que a cor se espalhe uniformemente.
Aqui vemos os pontos focais marrons colorindo o casaco e o chapéu do homem, os pontos focais vermelhos colorindo o casaco e o chapéu da mulher e os pontos focais verdes suaves colorindo o fundo:
E aqui está o resultado:
Etapa 7: ajuste a saturação geral e o equilíbrio de cores
Quando terminar de editar áreas específicas com pontos focais, você poderá fazer alterações globais na imagem usando os controles deslizantes Saturação e Equilíbrio de cores.
Por exemplo, se eu quisesse aquecer a imagem, poderia arrastar o controle deslizante Ciano/Vermelho um pouco para o Vermelho, e o controle deslizante Amarelo/Azul levemente para o Amarelo:
E aqui está o resultado:
Etapa 8: adicione artefato de cor ou redução de ruído, se necessário
Abaixo dos controles deslizantes de equilíbrio de cores há mais dois controles deslizantes. A redução de artefatos de cor às vezes pode ajudar a remover ou reduzir cores manchadas, especialmente nas bordas. Mas também pode diminuir a saturação, especialmente se estiver definido como alto. Vou deixar em 0.
E o mesmo acontece com o controle deslizante Redução de ruído, que realmente suaviza a imagem geral. É melhor deixar em 0 também:
Passo 9: Compare a imagem original com a versão colorida
Para comparar a versão colorida com a foto original em preto e branco, clique no ícone “Mostrar original” no canto inferior esquerdo do painel Filtros Neurais:
Aqui está minha versão original em preto e branco para comparação:
E aqui está a versão colorida:
Etapa 10: produza a imagem colorida
Quando estiver satisfeito com a versão colorida, escolha como deseja produzir o resultado. Existem duas opções principais de saída, e a melhor escolha dependerá se você tem ou não áreas que precisam ser limpas.
A opção de saída
Se tudo correu bem e não há áreas onde a cor ainda precise ser retocada, escolha um dos métodos de saída tradicionais na opção Saída na parte inferior do painel Filtros Neurais.
A melhor escolha geralmente é Nova camada, que produzirá a versão colorida em sua própria camada acima da imagem original:
Saída como nova camada de cores
Mas se você tiver áreas onde a cor precisa ser limpa (como eu), a melhor opção é selecionar a opção “Produzir como nova camada de cor” diretamente abaixo do controle deslizante Redução de ruído. Isso produzirá apenas a própria cor em uma nova camada. E como mostrarei a você em um momento, isso tornará mais fácil selecionar as cores que precisamos e pintá-las sobre quaisquer áreas problemáticas:
Assim que você selecionar Saída como nova camada de cores, a imagem mudará para mostrar apenas as cores que você está aplicando. Portanto, não se preocupe se as coisas parecerem estranhas. Isso é exatamente o que queremos:
Em seguida, clique em OK para fechar o filtro “Colorir” e gerar o resultado:
E de volta à interface principal do Photoshop, a imagem aparece colorida:
Como escolhi a opção Saída como nova camada de cores, o painel Camadas mostra as cores em sua própria camada acima da imagem. E observe que o modo de mesclagem da camada está definido como Cor, portanto afeta apenas as cores da imagem, não os valores de brilho:
Como limpar áreas problemáticas com a ferramenta Pincel
No geral, acho que meu resultado de coloração parece bom. Mas existem alguns pontos onde as cores precisam ser retocadas. Então, veja como resolver rapidamente quaisquer problemas.
Etapa 1: selecione a ferramenta Conta-gotas
Primeiro, na barra de ferramentas, selecione a ferramenta Conta-gotas:
Etapa 2: aumentar o tamanho da amostra
Em seguida, na barra de opções, certifique-se de que Tamanho de Amostra esteja definido para algo diferente de Ponto de amostra. Com Ponto de Amostra selecionado, você obterá a cor exata do pixel em que clicar. Mas o que normalmente queremos é obter uma amostra da cor média da área. Portanto, defina o Tamanho da amostra para algo maior, como Média 5×5 ou Média 11×11:
Etapa 3: selecione a ferramenta Pincel
Em seguida, de volta à barra de ferramentas, selecione a ferramenta Pincel. Vamos alternar entre a ferramenta Conta-gotas e a ferramenta Pincel e mostrarei uma maneira fácil de fazer isso em um momento. Usaremos o conta-gotas para obter uma amostra de uma área de boa cor da imagem e, em seguida, usaremos o pincel para pintar essa cor sobre uma área problemática:
Passo 4: Escolha o pincel Redondo Macio
Mas primeiro, com a ferramenta Pincel ativa, clique com o botão direito (Win) / clique com a tecla Control pressionada (Mac) na imagem para abrir o seletor de predefinições de pincel. Em seguida, abra o grupo Pincéis Gerais e certifique-se de que o pincel Redondo Macio esteja selecionado.
Você também pode querer aumentar o tamanho do pincel. Vou configurá-lo para cerca de 100 pixels. Pressione Enter (Win) / Return (Mac) para aceitá-lo:
Etapa 5: procure uma área problemática
Em seguida, procure uma área na imagem que precisa ser limpa. Uma área da minha imagem que me incomoda desde o início é o bigode do homem. O lado esquerdo parece bom, mas o lado direito parece vermelho por estar supersaturado:
Etapa 6: experimente uma boa cor com a ferramenta Conta-gotas
Para corrigir um problema como esse, mude temporariamente para a ferramenta Conta-gotas mantendo pressionada a tecla Alt ou a tecla Option em um Mac. Em seguida, clique com o conta-gotas em uma área de boa cor para fazer uma amostra. Clicarei no lado esquerdo do bigode:
Passo 7: Pinte a cor boa sobre a área problemática
Solte a tecla Alt (Win) / Option (Mac) para voltar para a ferramenta Pincel. Em seguida, pinte a cor boa sobre a área problemática. Se você precisar alterar o tamanho do pincel, pressione a tecla do colchete direito ( ] ) no teclado para aumentar o pincel ou a tecla do colchete esquerdo ( [ ) para diminuí-lo.
Aqui estou pintando a cor do lado esquerdo do bigode sobre o vermelho brilhante do lado direito. E agora o bigode parece muito melhor:
Passo 8: Continue limpando outras áreas
O chapéu masculino também possui áreas onde a saturação é muito forte:
Então, vou segurar Alt (Win) / Option (Mac) para mudar para a ferramenta Eyedropper e clicar na área de boa cor para fazer uma amostra:
Em seguida, soltarei Alt (Win) / Option (Mac) para voltar para a ferramenta Pincel e pintarei a cor em todo o chapéu:
E a parte superior do casaco abaixo da orelha ainda mostra um pouco de azul da cor inicial do automóvel. Então, clicarei com o conta-gotas para provar uma cor marrom da pelagem:
Então vou pintar essa cor sobre a área azul para consertar:
Percorrerei rapidamente o resto da imagem, experimentando boas cores com a ferramenta Conta-gotas e pintando os problemas com a ferramenta Pincel. E aqui, graças ao filtro Colorir e alguns retoques manuais, está meu resultado final colorido:
Então é isso aí o que temos! Junto com Colorir, outro ótimo recurso do Photoshop a partir de 2022 é a ferramenta de seleção de objetos aprimorada, que torna a seleção de objetos mais fácil do que nunca. Ou confira minhas seções Noções básicas do Photoshop, Edição de fotos ou Efeitos fotográficos para tutoriais.
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