Neste tutorial, explicarei em detalhes como funcionam os modos de mesclagem do Photoshop.
Você pode ter trabalhado com Modos de mesclagem no passado e provavelmente foi mais um processo de teste mais teste. Este tutorial tem como objetivo mostrar exatamente como cada Modo de mesclagem funciona para evitar ter que experimentar tanto.
Todavia, quando terminar de ler este tutorial do Photoshop, você deverá entender como funcionam os modos de mesclagem e quais usar para obter o efeito desejado.
O que são modos de mesclagem do Photoshop?
Modos de mesclagem são equações matemáticas que mesclam camadas com base em matiz, saturação, luminosidade ou uma combinação desses componentes.
Entretanto, você pode usar modos de mesclagem para aplicar sobreposições, texturas ou ajustes de destino a áreas específicas da imagem sem criar máscaras de camada.
Contudo, os modos de mesclagem são uma excelente maneira de criar efeitos não destrutivos. Porém, a mistura aplicada não altera os pixels, apenas a saída visual. Ou seja, você sempre pode alterar ou remover o modo de mesclagem.
Como funcionam os modos de mesclagem?
Sendo assim, cada um dos 31 modos de mesclagem (sendo 27 modos de mesclagem de camadas) possui um algoritmo, uma equação matemática, que utiliza informações de cores para determinar como o pixel será mesclado. Matiz, Saturação, Luminosidade ou uma combinação destes.
Porém, os modos de mesclagem do Photoshop podem ser fáceis de entender se você simplificar todo o processo. Os modos de mesclagem funcionam pegando um valor de entrada e aplicando uma equação. O resultado é o que você vê na tela.
Para que os modos de mesclagem funcionem, você precisa de pelo menos duas camadas. Sendo que a camada abaixo é a camada Base e a camada superior é a camada Mesclada. Entretanto, o modo de mesclagem determina a operação de mesclagem aplicada à camada de mesclagem.
Mas, ao trabalhar com modos de mesclagem, o Photoshop mescla os pixels executando uma operação de mesclagem em cada pixel da camada Mesclada em relação ao pixel correspondente na camada Base.
Simplificando, a mesclagem é aplicada a um único pixel por vez para obter a mesclagem resultante.
Bem como, para facilitar a compreensão, me referirei aos pixels como cores para ajudar sua mente a criar uma representação mais precisa do que está acontecendo. Mas lembre-se, estamos sempre falando de pixels.
Então, esses termos devem ajudá-lo a entender como funcionam os modos de mesclagem.
Base + Mistura = Resultado
Mas, lembre-se desses termos e de suas relações para entender melhor como funcionam os Modos de Mesclagem.
- Base – A cor original da imagem.
- Mesclagem – A cor aplicada à camada Base.
- Resultado – A cor resultante da mescla entre a Base e a Mesclagem.
A mistura resultante entre as cores Base e Mesclada depende do Modo de Mesclagem selecionado.
Cores Neurais (neutras)
Porém, alguns Modos de Mesclagem possuem “Cores Neutras” ou cores que não têm efeito quando mescladas.
Por exemplo, a cor neutra para o modo de mesclagem Multiplicação é branca. Sendo assim, quaisquer pixels brancos em uma camada ficarão transparentes com Multiplicação.
Bem como, a cor neutra para o modo de mesclagem divisão é preta. Ou seja, quaisquer pixels pretos em uma camada ficarão transparentes com Divisão.
Como alterar o modo de mesclagem no Photoshop?
Para alterar um modo de mesclagem de camada, você pode ir para o menu suspenso sem rótulo no canto superior esquerdo do painel Camadas e escolher outro modo de mesclagem para a camada atualmente ativa.
Por padrão, todas as camadas são definidas como Normal e os grupos são definidos como Atravessar.
Você também pode usar atalhos de teclado para alterar os modos de mesclagem.
Quantos modos de mesclagem existem?
Atualmente, existem 27 modos de mesclagem de camadas no Photoshop. Mas 31 modos de mesclagem no total quando você inclui Atrás e Apagar, os dois modos de mesclagem extras nas ferramentas de pintura; Passe pelo modo de mesclagem padrão para grupos e adicione, o modo de mesclagem adicional no comando Cálculos e Aplicar imagem.
Quando os modos de mesclagem foram adicionados ao Photoshop?
Os modos de mesclagem (e camadas) foram introduzidos pela primeira vez no Photoshop 3.0 em 1994.
Os 19 modos de mesclagem originais são: Normal, Dissolver, Escurecer, Multiplicação, Superexposição de cor, Cor mais escura, Clarear, Divisão, Subexposição de cores, Cor mais clara, Sobreposição, Luz Indireta, Mistura Sólida, Diferença, Exclusão, Matiz, Saturação, Cor e Luminosidade.
Em 2002, o Photoshop 7 introduziu cinco modos de mesclagem e o controle deslizante Preenchimento. Os cinco modos de mesclagem foram Superexposição Linear (Adicionar), Superexposição Linear, Luz Brilhante, Luz Linear e Luz do Pino.
Em 2003, o Photoshop CS adicionou Mistura Sólida. Enquanto Subtrair e Dividir foram adicionados ao Photoshop CS5 em 2010.
Modos de mistura ou modos de mesclagem?
Oficialmente eles são conhecidos como Modos de mesclagens, mas você pode usar os nomes de forma intercambiável. Às vezes me refiro a eles como “Modos de mistura”. Até a Adobe usa os rótulos de forma intercambiável no Photoshop e em outros aplicativos. Você pode usar qualquer um dos nomes. Contanto que você saiba como eles funcionam!
Opacidade vs. Preenchimento com modos de mesclagem
19 dos 27 modos de mesclagem se comportam da mesma maneira quando você ajusta o preenchimento em comparação com a opacidade. No entanto, oito modos de mesclagem fornecem resultados diferentes.
Os 8 modos especiais de mesclagem
Compreender a diferença nas misturas é crucial porque este método adicional amplia as capacidades dos modos de mistura. Mais importante ainda, com esses oito modos de mesclagem, a mesclagem tende a ser esteticamente mais agradável ao usar Preenchimento em vez de Opacidade.
O exemplo abaixo mostra como um gráfico com valores variados de luminância e uma foto foram mesclados usando o modo de mesclagem Mistura Sólida. A imagem no centro tem Opacidade de 50%, enquanto a imagem à direita está definida para Preenchimento em 50%.
Os oito Modos de Mesclagem que fazem parte deste grupo especial são:
- Superexposição de cores
- Superexposição linear
- Subexposição de cores
- Subexposição Linear (Adicionar)
- Luz brilhante
- Luz Linear
- Mistura sólida
- Diferença
Caixa de seleção “Camada de formas de transparência”
Os 8 modos de mesclagem neste grupo também oferecem um nível extra de mesclagem, desmarcando a caixa de seleção “Camada de formas de transparência” na janela Estilo de camada.
O exemplo abaixo mostra como a Luz Linear se mistura de maneira diferente quando você desmarca a caixa “Camada de Formas de Transparência”. Observe como as bordas dos círculos se misturam de maneira diferente no exemplo à direita.
Cada modo de mesclagem explicado
Nos exemplos abaixo, explicaremos cada uma das 6 categorias de Modos de Mesclagem (Normal, Escurecer, Clarear, Contraste, Inversão e Componente) e todos os Modos de mesclagem dentro de cada categoria.
Os gráficos em cada seção mostrarão o resultado de cada modo de mesclagem com 100% de opacidade, salvo indicação em contrário.
Cada exemplo contém duas camadas de mesclagem, uma camada de luminosidade em tons de cinza e uma camada de cor. A foto de Copenhage, na Dinamarca, será a camada Base.
Modos normais de mesclagem
Os modos de mesclagem nesta categoria não possuem algoritmos que mesclam pixels. Em vez disso, o controle deslizante Opacidade controla a mesclagem entre as camadas.
Normal
“Normal” é o modo de mesclagem padrão para camadas do Photoshop. Pixels opacos cobrirão os pixels diretamente abaixo deles sem aplicar qualquer matemática ou algoritmo a eles.
Você precisará reduzir a Opacidade para revelar ou “mesclar” os pixels com a camada abaixo.
Atalho de teclado: Alt Shift N (Windows) ou Option Shift N (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
Dissolver
O Modo de Mesclagem Dissolver também não mistura pixels. Dissolver revela apenas os pixels abaixo quando a opacidade ou o preenchimento da camada são reduzidos.
Os pixels abaixo são revelados através de um padrão de pontilhamento de ruído pseudo-aleatório cuja intensidade é baseada na Opacidade.
Dissolver mostra a cor de mistura ou a cor de base – nunca uma mistura de duas. Nenhum anti-aliasing é usado e o resultado parecerá granulado e áspero.
Atalho de teclado: Alt Shift I (Windows) ou Option Shift I (macOS)
Cores neutras: Nenhuma.
Modos de mesclagem Escurecer
Como o nome indica, os modos de mesclagem na categoria Escurecer tornarão as cores do resultado mais escuras.
Branco é uma cor neutra para todos os modos de mesclagem nesta categoria. Os pixels brancos ficarão transparentes e qualquer coisa mais escura que o branco terá um efeito de escurecimento nos pixels abaixo.
Escurecer
O modo de mesclagem Escurecer analisa os valores de luminância em cada canal RGB e seleciona a cor base ou a cor de mesclagem, dependendo de qual é mais escura.
Este modo de mesclagem não mescla pixels; ele compara apenas as cores de base e de mesclagem e mantém a mais escura das duas. Se a camada de mesclagem e a cor da camada base forem iguais, não haverá alteração.
Atalho de teclado: Alt Shift K (Windows) ou Option Shift K (macOS)
Cores neutras: Branco
* Não disponível no Lab Color Space.
Multiplicação
Multiplicação é um dos modos de mesclagem mais populares do Photoshop. Tenho certeza de que você já o usou muitas vezes antes.
Este modo de mesclagem multiplica a luminosidade da cor base pela cor de mesclagem. A cor resultante é sempre uma cor mais escura. O branco não produz alterações, enquanto os pixels pretos permanecem.
A multiplicação pode produzir muitos níveis diferentes de escurecimento, dependendo dos valores de luminosidade da camada de mesclagem. Multiplicação é um ótimo modo de mesclagem para escurecer imagens ou criar sombras.
Atalho de teclado: Alt Shift M (Windows) ou Option Shift M (macOS)
Cores neutras: branco
Superexposição de cores
Superexposição de cores é o primeiro dos oito modos especiais de mesclagem do Photoshop que reagem de maneira diferente quando a opacidade é ajustada em comparação ao preenchimento.
O modo de mesclagem Superexposição de cores oferece um resultado mais escuro do que o Multiplicar, aumentando o contraste entre as cores de base e de mesclagem, resultando em tons médios mais saturados e realces reduzidos.
Atalho de teclado: Alt Shift B (Windows) ou Option Shift B (macOS)
Cores neutras: Branco
* Não disponível no Lab Color Space ou no modo 32 bits.
Superexposição Linear
Superexposição Linear diminui o brilho da cor base com base no valor da cor de mesclagem. O resultado é mais escuro que Multiplicar, mas menos saturado que Superexposição de Cores. Superexposição Linear também produz mais contraste em cores mais escuras do que qualquer outro modo de mesclagem na categoria Escurecer.
Superexposição Linear é o segundo dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que se mistura de forma diferente quando o Preenchimento é ajustado em comparação com a Opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift A (Windows) ou Option Shift A (macOS)
Cores neutras: Branco
* Não disponível no modo de 32 bits.
* Introduzido no Photoshop 7.
Cor mais escura
O modo de mesclagem cor escura é muito semelhante ao modo Escurecer. Este modo de mesclagem não mescla pixels. Ele compara apenas as cores de base e de mesclagem e mantém a mais escura das duas.
A diferença é que Cor escura analisa a composição de todos os canais RGB, enquanto Escurecer analisa cada canal RGB individualmente para chegar a uma mistura final.
Atalho de teclado: Nenhum
Cores neutras: Branco
* Não disponível no modo Tons de cinza.
Modos de mesclagem Iluminar
Os modos de mesclagem nesta categoria são opostos ou complementares à categoria Escurecer. Os modos de mesclagem Iluminar tornarão as cores do resultado mais brilhantes.
Preto é uma cor neural para todos os modos de mesclagem nesta categoria. Os pixels pretos ficarão transparentes e qualquer coisa mais brilhante que o preto terá um efeito de brilho nos pixels abaixo.
Clarear
O modo de mesclagem Clarear analisa as cores de base e de mesclagem e mantém a mais clara das duas. Se ambas as cores forem iguais, nenhuma alteração será aplicada. Tal como acontece com o modo de mesclagem Escurecer, o Clarear analisa os três canais RGB separadamente ao mesclar os pixels.
Confira meu tutorial sobre como criar um efeito de reflexão de janela de vidro no Photoshop para ver um ótimo exemplo de como você pode usar o modo de mesclagem Clarear.
Atalho de teclado: Alt Shift G (Windows) ou Option Shift G (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no Lab Color Space.
Divisão
Divisão é outro dos modos de mesclagem mais populares do Photoshop. A cor resultante é sempre uma cor mais brilhante. O preto não produz alterações, torna-se transparente enquanto os pixels mais brilhantes permanecem.
A divisão pode produzir muitos níveis diferentes de brilho, dependendo dos valores de luminosidade da camada de mesclagem, tornando a divisão um ótimo modo de mesclagem para iluminar imagens ou criar realces.
Atalho de teclado: Alt Shift S (Windows) ou Option Shift S (macOS)
Cores neutras: Preto
* Não disponível no modo de 32 bits.
Subexposição de cores
Subexposição de cores é o terceiro dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que se mistura de maneira diferente quando o Preenchimento é ajustado e quando a Opacidade é ajustada.
O modo de mesclagem Subexposição de Cores oferece um efeito mais brilhante do que a divisão, diminuindo o contraste entre as cores de base e de mesclagem, resultando em tons médios saturados e realces estourados.
Atalho de teclado: Alt Shift D (Windows) ou Option Shift D (macOS)
Cores neutras: Preto
* Não disponível no Lab Color Space ou no modo 32 bits.
Subexposição Linear (Adicionar)
Subexposição Linear (Add) produz resultados semelhantes, mas mais fortes do que Divisão ou Subexposição de Cores. Este modo de mesclagem analisa as informações de cor em cada canal e ilumina a cor base para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho. A mistura com o preto não produz alterações.
Subexposição Linear (Adicionar) é o quarto dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que se mistura de forma diferente quando o Preenchimento é ajustado em comparação com a Opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift W (Windows) ou Option Shift W (macOS)
Cores Neutras: Preto
* Introduzido no Photoshop 7.
Cor mais clara
Cor mais clara é muito semelhante a Clarear. Este modo de mesclagem não mescla pixels. Ele compara apenas as cores de base e de mesclagem e mantém a mais brilhante das duas.
A diferença é que Cor mais clara analisa a composição de todos os canais RGB, enquanto Clarear analisa cada canal RGB para chegar a uma mistura final.
Atalho de teclado: Alt Shift (Windows) ou Option Shift (macOS)
Cores neutras: Preto
* Não disponível no modo Tons de cinza.
Modos de mesclagem de contraste
Os modos de mesclagem nesta categoria são uma mistura entre as categorias Escurecer e Clarear.
O Photoshop verifica se as cores são mais escuras que 50% de cinza ou mais claras que 50% de cinza. Quando a cor é mais escura que 50% de cinza, o Photoshop aplica um Modo de mesclagem escurecido. Quando eles estão mais claros que 50% de cinza, o Photoshop aplica um Modo de mesclagem de brilho.
Exceto para Hard Mix, 50% cinza é uma cor neutra para todos os modos de mesclagem nesta categoria.
Sobrepor
Sobrepor é outro dos modos de mesclagem mais comumente usados do Photoshop. Ele usa Divisão com metade da intensidade em cores mais brilhantes que 50% de cinza. E a Multiplicação com metade da intensidade em cores mais escuras que 50% de cinza. 50% do próprio cinza torna-se transparente. Observe que “meia força” não significa opacidade em 50%.
Outra maneira de pensar sobre o Sobrepor é pensar na mudança de tons médios. Os tons escuros mudam os tons médios para cores mais escuras e os tons claros mudam os tons médios para cores mais brilhantes.
Uma diferença entre Sobrepor e os demais Contrast Blending Modes é que ele faz seus cálculos com base no brilho das cores da camada base. Todos os outros modos de mesclagem de contraste fazem seus cálculos com base no brilho da camada de mesclagem.
Sobrepor e Luz Direta fazem parte do primeiro conjunto de modos de mesclagem comutados no Photoshop. Eles fornecerão o mesmo resultado quando você aplica um Modo de mesclagem à camada de mesclagem e quando você aplica o Modo de mesclagem comutado correspondente à camada base e inverte a ordem das camadas.
Em outras palavras, se você aplicar o modo de mesclagem Sobrepor à camada de mesclagem, obterá o mesmo resultado de quando aplicar o modo de mesclagem Luz Direta à camada base e, em seguida, inverter a ordem das camadas.
Atalho de teclado: Alt Shift O (Windows) ou Option Shift O (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Não disponível no modo de 32 bits.
Luz indireta
Luz Suave é muito parecido com Sobrepor. Aplica um efeito de escurecimento ou clareamento dependendo dos valores de luminância, mas de uma forma muito mais sutil.
Você pode pensar em Luz Suave como uma versão mais suave do Sobrepor, sem contraste forte.
Atalho de teclado: Alt Shift F (Windows) ou Option Shift F (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Não disponível no modo de 32 bits.
Luz direta
Luz direta combina Multiplicar e Divisão usando os valores de brilho da camada Mesclada para fazer seus cálculos. Sobrepor usa a camada base.
Os resultados com Luz direta tendem a ser intensos e, em muitos casos, será necessário reduzir a Opacidade para obter melhores resultados.
Luz direta parece ter algo em comum com Luz indireta, mas não tem. Está muito mais relacionado ao Sobrepor e faz parte do primeiro conjunto de Modos de mesclagem comutados.
Atalho de teclado: Alt Shift H (Windows) ou Option Shift H (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Não disponível no modo de 32 bits.
Luz brilhante
Você pode pensar em Luz brilhante como uma versão extrema de Sobrepor e Luz indireta. Qualquer coisa mais escura que 50% de cinza é escurecida e qualquer coisa mais clara que 50% de cinza é clareada.
O resultado com Luz brilhante é forte e provavelmente você terá que reduzir o preenchimento ou a opacidade.
Luz brilhante é o quinto dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que se mistura de forma diferente quando o Preenchimento é ajustado em comparação com a Opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift V (Windows) ou Option Shift V (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Introduzido no Photoshop 7.
Luz Linear
Luz Linear usa uma combinação Subexposição Linear (Adicionar) em pixels mais claros e Superexposição linear em pixels mais escuros.
O resultado com Luz Linear é forte e provavelmente você terá que reduzir o Preenchimento ou a Opacidade.
Luz linear é o sexto dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que se mistura de forma diferente quando o Preenchimento é ajustado em comparação com a Opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift J (Windows) ou Option Shift J (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Não disponível no Lab Color Space ou no modo 32 bits.
* Introduzido no Photoshop 7.
Luz do pino
Antes de mais nada, Luz do Pino é um modo de mesclagem extremo que executa uma mesclagem de Escurecer e Clarear simultaneamente. Entretanto, pode resultar em manchas e remove completamente todos os tons médios.
Atalho de teclado: Alt Shift Z (Windows) ou Option Shift Z (macOS)
Cores neutras: 50% cinza
* Não disponível no modo de 32 bits.
* Introduzido no Photoshop 7.
Mistura sólida
Em síntese, Mistura Sólida aplica a mesclagem adicionando o valor de cada canal RGB da camada de mesclagem aos canais RGB correspondentes na camada base.
A imagem resultante perde muitos detalhes e as cores só podem ser preto, branco ou qualquer uma das seis cores primárias: vermelho, verde, azul, ciano, magenta ou amarelo.
Bem como, os resultados são extremos e você precisará reduzir a intensidade para obter um resultado mais agradável.
Mistura Sólida é o sétimo dos Oito Modos Especiais de Mesclagem, que combina de forma diferente quando o Preenchimento é ajustado em comparação com a Opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift L (Windows) ou Option Shift L (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no modo de 32 bits.
* Introduzido no Photoshop CS.
*Introduzido no Photoshop CS.
Modos de mesclagem de inversão
Por outro lado, os modos de mesclagem de inversão procuram variações entre as camadas de base e de mesclagem para criar a mesclagem.
Diferença
Uma vez que o modo de mesclagem de diferença usa a diferença dos pixels de base e de mesclagem como a mesclagem resultante.
Nesse sentido, o branco inverte as cores da camada base. Por exemplo, é o mesmo resultado que inverter as cores da camada base pressionando Ctrl I (Windows) ou Command I (macOS).
Preto Não produz alterações, enquanto os cinzas escuros aplicam um leve efeito de escurecimento.
Por outro lado, este modo de mesclagem pode ser extremamente útil para alinhar camadas com conteúdo semelhante. Entretanto, quando dois pixels são iguais, o resultado ficará preto.
A diferença é o oitavo entre os oito modos de mesclagem especiais, que combinam de maneira diferente quando o preenchimento é ajustado em comparação com a opacidade.
Atalho de teclado: Alt Shift E (Windows) ou Option Shift E (macOS)
Cores neutras: Preto
* Não disponível no Lab Color Space.
Exclusão
A exclusão é muito semelhante à diferença. A mesclagem com o branco inverte os valores da cor base, enquanto a mesclagem com o preto não produz alterações. No entanto, a mistura com 50% de cinza produz 50% de cinza.
Atalho de teclado: Alt Shift X (Windows) ou Option Shift X (macOS)
Cores neutras: Preto
* Não disponível no Lab Color Space ou no modo 32 bits.
Subtrair
Certamente, o modo de mesclagem Subtrair, subtrai valores de pixel da camada base. Visto que este modo de mesclagem escurece drasticamente os pixels subtraindo o brilho.
Preto não tem efeito. Somente à medida que os valores de mesclagem ficam mais claros o resultado fica mais escuro.
Observe como as áreas claras do gradiente são quase pretas puras, enquanto as áreas escuras do gradiente produzem uma alteração mínima.
Subtrair produz o efeito oposto de Dividir.
Atalho de teclado: Nenhum
Cores neutras: Preto
* Não disponível no Lab Color Space.
* Introduzido no Photoshop CS.
Dividir
Com o Dividir, todas as cores são transformadas em porcentagem. A mistura com a mesma cor resulta em branco porque qualquer número dividido por si mesmo é 1 ou 100%.
Preto (0%) dá preto porque mergulhar em zero é indefinido. Nenhuma mudança ocorre.
Dividir produz o efeito oposto de Subtrair.
O branco não tem efeito. Somente à medida que os valores de mesclagem ficam mais escuros o resultado fica mais claro.
As áreas escuras da camada de mesclagem produzem cores brilhantes, enquanto as áreas claras da camada de mesclagem produzem uma alteração muito pequena.
Dividir oferece o mesmo resultado que inverter a camada Mesclada e alterar o Modo de mesclagem para Superexposição de Cores.
Atalho de teclado: Nenhum
Cores neutras: Branco
* Não disponível no Lab Color Space.
* Introduzido no Photoshop CS.
Modos de mesclagem de componentes
Em resumo, os modos de mesclagem de componentes usam combinações dos componentes de cores primárias (matiz, saturação e brilho) para criar a mesclagem.
No entanto, os modos de mesclagem no grupo de componentes não estão disponíveis no modo tons de cinza.
Matiz
O modo de mesclagem Matiz mantém o matiz das cores mescladas, mas preserva a luminosidade e a saturação das cores base.
O matiz não aplicará nenhuma alteração se a camada base for cinza neutro.
O Modo de Mesclagem Matiz pode ser usado para alterar os matizes em uma camada, mantendo os tons e a saturação do original.
Atalho de teclado: Alt Shift U (Windows) ou Option Shift U (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no modo Tons de cinza.
Saturação
Primordialmente, o modo de mesclagem Saturação aplica a saturação das cores de mesclagem ao matiz e luminosidade das cores base (detalhes).
Ao mesmo tempo a saturação não aplicará nenhuma alteração se a camada base for cinza neutro.
Uma camada de mesclagem em preto e branco tornará o resultado em preto e branco porque nenhum dos pixels tem saturação.
Atalho de teclado: Alt Shift T (Windows) ou Option Shift T (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no modo de escala de cinza.
Cor
O modo de mesclagem Cor aplica o matiz e a saturação das cores mescladas à luminosidade (detalhes) das cores base.
O modo de mesclagem Cor é ideal para colorir imagens monocromáticas.
Cor e Luminosidade são o segundo par de modos de mesclagem comutados.
Se você aplicar o Modo de mesclagem Cor à camada de mesclagem, obterá o mesmo resultado de quando aplicar o Modo de mesclagem de luminosidade à camada base e, em seguida, inverter a ordem das camadas.
Atalho de teclado: Alt Shift C (Windows) ou Option Shift C (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no modo de escala de cinza.
Luminosidade
O modo de mesclagem Luminosidade aplica a luminosidade (detalhe) das cores de mesclagem ao matiz e à saturação da cor base.
Luminosidade e Cor são o segundo par de modos de mesclagem comutados.
Atalho de teclado: Alt Shift Y (Windows) ou Option Shift Y (macOS)
Cores neutras: Nenhuma
* Não disponível no modo de escala de cinza.
Modos de mesclagem de ferramentas de pintura
Atrás
O modo de mesclagem atrás pinta apenas nos pixels transparentes de uma camada. Este Modo de mesclagem funciona apenas se a camada não tiver o Bloqueio de Transparência ativo.
Atalho de teclado: Alt Shift Q (Windows) ou Option Shift Q (macOS) – Quando uma ferramenta de pintura está ativa.
Cores Neutras: Nenhuma
Apagar
O modo de Mesclagem Apagar apaga pixels (muito parecido com a ferramenta Borracha). Este Modo de Mesclagem funciona apenas se a camada não tiver o Bloqueio de Transparência ativo.
Um ótimo uso do Apagar é apagar com o mesmo pincel que você está pintando.
Nota: No Photoshop 2020 e versões mais recentes, você pode segurar a tecla ` (til) para apagar com o pincel que está usando no momento. Não há necessidade de definir o modo de mesclagem como apagar.
O modo de mesclagem Apagar está disponível para as ferramentas Forma (quando a região de preenchimento é selecionada), ferramenta Balde de tinta, ferramenta Pincel, ferramenta Lápis, comando Preenchimento e comando Traço.
Atalho de teclado: Alt Shift R (Windows) ou Option Shift R (macOS) – Quando uma ferramenta de pintura está ativa.
Cores Neutras: Nenhuma
Modo de mesclagem nos cálculos e aplicação de imagem
Adicionar
O modo Adicionar mesclagem aparece nos comandos Cálculos e Aplicar imagem.
Atalho de teclado: Nenhum
Cores neutras: Nenhum
Passar pelo modo de mesclagem
Ao selecionar um grupo, você notará que o modo de mesclagem padrão não é Normal. Em vez disso, é “Passagem”.
O modo de mesclagem Passagem diz ao Photoshop para tratar todas as camadas dentro de um grupo como apenas parte de uma pilha de camadas regular. O grupo é usado apenas como uma ferramenta organizacional e todas as camadas se misturam como seria de esperar.
No entanto, se você alterar o modo de mesclagem Passagem para qualquer outro modo de mesclagem, o Photoshop irá “mesclar” as camadas do grupo e, em seguida, mesclará a composição resultante com as camadas abaixo usando o modo de mesclagem selecionado.
Este é o mesmo resultado que mesclar todas as camadas do grupo em uma única camada e aplicar um modo de mesclagem.
Você pode usar o Passagem para criar efeitos incríveis ao compor. Quando você define o modo de mesclagem de um grupo como Normal, todas as camadas de ajuste dentro do grupo afetarão apenas o conteúdo do grupo.
Atalho de teclado: Nenhum
Cores neutras: Nenhum
Modos de mesclagem comumente usados
Por certo, todos os fluxos de trabalho no Photoshop são diferentes. Mas você provavelmente usará esses modos de mesclagem com mais frequência do que qualquer outro. Nesse sentido eu registraria na memória como esses modos de mesclagem funcionam. Já que eles podem ajudá-lo a criar quase qualquer efeito desejado no Photoshop.
- Multiplicar
- Divisão
- Sobrepor
- Luz indireta
- Cor
- Luminosidade
Modos de mesclagem do Photoshop esmaecidos?
Se alguns dos modos de mesclagem do Photoshop estiverem esmaecidos, verifique se você está trabalhando com uma imagem RGB de 8 ou 16 bits.
Para converter uma imagem em 8 ou 16 bits, vá em Imagem > Modo e certifique-se de selecionar “RGB” e 8 ou 16 bits/canal.
Modos de mesclagem com imagens de 32 bits
Apenas 15 modos de mesclagem estão disponíveis quando você trabalha com imagens de 32 bits.
São eles: Normal, Dissolver, Escurecer, Multiplicação, Clarear, Subexposição Linear (Adicionar), Diferença, Matiz, Saturação, Cor, Luminosidade, Cor Mais Clara, Cor Mais Escura, Dividir e Subtrair.
Modos de mesclagem com o modo Cor Lab
Pois, apenas 19 modos de mesclagem estão disponíveis quando você trabalha com o modo Cor Lab.
São eles: Normal, Dissolver, Multiplicação, Superexposição Linear, Cor Mais Escura, Divisão, Subexposição Linear (Adicionar), Cor Mais Clara, Sobreposição, Luz Indireta, Luz Direta, Luz Brilhante, Luz Linear, Luz do Pino, Mistura Sólida, Matiz, Saturação, Cor e Luminosidade.
Modos de mesclagem com o modo tons de cinza
Visto que, apenas 21 modos de mesclagem estão disponíveis quando você trabalha com o modo tons de cinza.
Cor mais escura, cor mais clara, matiz, saturação, cor e luminosidade não estão disponíveis no modo escala de cinza.
Modos de mesclagem comutados
Sobretudo, existem dois conjuntos de modos de mesclagem comutados, sobreposição e luz direta e cor e luminosidade.
A saber, um conjunto de modos de mesclagem comutados fornecerá o mesmo resultado quando você aplica um modo de mesclagem à camada de mesclagem e quando aplica o modo de mesclagem comutado correspondente à camada base e depois inverte a ordem das camadas.
Por exemplo, se você aplicar o modo de mesclagem Sobrepor à camada de mesclagem, obterá o mesmo resultado de quando aplicar o modo de mesclagem Luz Direta à camada base e, em seguida, inverter a ordem das camadas.
Atalhos de teclado do modo de mesclagem do Photoshop
Bem como, você pode alterar o modo de mesclagem de uma camada clicando no menu suspenso e selecionando um na lista.
Contudo, alternativamente, você pode usar os atalhos de teclado do Photoshop para modos de mesclagem. Ou seja, pressione Shift + (mais) para ir para o próximo modo de mesclagem. Ou Shift – (menos) para subir na lista.
No entanto, se você tiver uma ferramenta de pintura ativa, este atalho alterará o modo de mesclagem da ferramenta em vez da camada. Eventualmente, você verá a mudança do modo de mesclagem na barra de opções.
Porquanto, para evitar que isso aconteça, pressione a tecla V para selecionar a ferramenta Mover e pressione Shift + (mais) ou Shift – (menos) para percorrer os modos de mesclagem.
Mas, se o foco, o destaque azul, estiver ao redor do menu suspenso Modo de mesclagem no painel Camadas, esses atalhos não funcionarão. Porém, basta pressionar Enter (Windows) ou Return (macOS) para remover o foco do menu suspenso e aplicar qualquer atalho novamente.
Similarmente, cada Modo de Mesclagem possui um atalho de teclado atribuído, exceto Cor mais escura, Cor mais clara, Subtrair e Dividir.
No entanto, eu recomendo apenas aprender atalhos para os Blending Modes mais comumente usados.
Ou seja, para selecionar um modo de mesclagem, pressione Alt Shift (Windows) ou Option Shift (macOS) e pressione a tecla correspondente para selecionar o modo de mesclagem desejado.
Matemática dos modos de mesclagem do Photoshop
Enfim, para aqueles que estão interessados em como funciona a matemática por trás dos Modos de mesclagem, criei uma explicação simplificada.
Contudo, o Photoshop usa valores “padronizados” para calcular a mistura. Ao passo que esses valores de luminância na matemática do Modo de mesclagem variam de 0 (preto) a 1 (branco). No entanto, o Photoshop usa do 0 (preto) a 255 (branco) para representar valores de luminância em RGB. O Photoshop precisa converter os valores, então o preto ainda é 0, mas o branco passa a ser 1. 50% de cinza, que é 128, passa a ser 0,5.
Para converter um valor de luminância RGB em um valor padronizado, mergulhe-o em 255. Por exemplo, divida 192 (cinza claro) por 255 e você obterá 0,75 (192÷255=0,75).
Exemplo matemático do modo de mesclagem do Photoshop:
A = Valor padronizado da camada de mesclagem
B = Valor padronizado da camada base
Multiplique:
AxB = Resultado
Subexposição de cores:
B÷(1-A) = Resultado
A Adobe fornece descrições de cada modo de mesclagem, mas não fornece as equações matemáticas por trás deles.
Fórmulas do modo de mesclagem do Photoshop
Se você quiser aprender mais sobre a matemática do Blending Mode, verifique as fórmulas fornecidas por uma página da Wikipedia sobre Blend Modes.
Relacionados: