Noções básicas de máscara de camada do Photoshop para iniciantes. Aprenda os fundamentos das máscaras de camada no Photoshop e como usar uma máscara de camada para ocultar ou mostrar diferentes partes de uma camada! Para Photoshop CC, CS6 e anteriores.
Neste tutorial, você aprenderá a usar máscaras de camada no Photoshop. Se você é novo no Photoshop, as máscaras de camada podem parecer um tópico avançado. Mas as máscaras de camada são fáceis de usar. Na verdade, uma máscara de camada é tão simples quanto preto e branco! Existem tantos usos práticos e criativos para máscaras de camada que cobri-los todos de uma vez seria impossível. Portanto, para este primeiro tutorial da série, daremos uma olhada mais geral nas máscaras de camada, abordando apenas o básico de como elas funcionam para que você possa começar a usá-las imediatamente! Também compararemos as máscaras de camada com recursos semelhantes no Photoshop, como a opção Opacidade no painel Camadas e a ferramenta Borracha do Photoshop, para ter uma noção melhor de quão poderosas são as máscaras de camada.
Estarei usando o Photoshop CC, mas este tutorial também é totalmente compatível com o Photoshop CS6. Na verdade, os fundamentos das máscaras de camada não mudaram desde que foram introduzidos pela primeira vez no Photoshop 3.0. No entanto, a interface do Photoshop mudou muito nas versões recentes.
Antes de continuarmos, este tutorial pressupõe que você tenha pelo menos um conhecimento básico de camadas (não máscaras de camada, mas as próprias camadas). Se você ainda não está familiarizado com as camadas, recomendo fortemente a leitura de nossos tutoriais de camadas do Photoshop, começando com o primeiro da série, Compreendendo as camadas no Photoshop. Se você já é bom em usar camadas e está pronto para aprender tudo sobre máscaras de camada, então vamos começar!
Como usar uma máscara de camada no Photoshop
Configurando o Documento
Para acompanhar este tutorial, você precisará de duas imagens. Como nosso objetivo aqui é simplesmente entender como as máscaras de camada funcionam, não criar uma obra-prima finalizada, quaisquer duas fotos servirão. Aqui está a primeira imagem que usarei:
E aqui está minha segunda imagem:
Carregando as imagens no Photoshop como camadas
Precisamos colocar as duas imagens no mesmo documento do Photoshop, com cada foto em sua própria camada separada. Para fazer isso, vá até o menu Arquivo na barra de menus na parte superior da tela, escolha Scripts e, em seguida, escolha Carregar arquivos na pilha:
Isso abre a caixa de diálogo Carregar Camadas. Certifique-se de que a opção Usar esteja definida como Arquivos e clique no botão Procurar:
Clicar em Procurar abre uma janela do File Explorer em um PC ou uma janela do Finder em um Mac. Navegue até o local de suas imagens em seu computador. Selecione as duas imagens que deseja usar e clique em OK na janela do Explorador de Arquivos ou em Abrir na janela do Finder:
De volta à caixa de diálogo Carregar Camadas, os nomes das imagens selecionadas aparecerão. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo e carregar as imagens no Photoshop:
O Photoshop carrega as duas imagens no mesmo documento e, se olharmos no meu painel Camadas, veremos cada imagem em sua própria camada. Observe que no meu caso, a foto do gato aparece acima da foto do cachorro (o que alguns podem dizer que é a ordem natural das coisas, mas tenho certeza que meus dois cachorros discordariam):
Se olharmos na janela do meu documento, veja como as duas imagens estão sendo exibidas. Como a foto do gato está acima da foto do cachorro no painel Camadas, ela aparece na frente da foto do cachorro no documento. A foto do cachorro é um pouco mais larga do que a foto do gato, e é por isso que podemos ver algumas fotos do cachorro saindo na extrema direita:
Renomeando as camadas (opcional)
Se olharmos novamente no painel Camadas, veremos que o Photoshop nomeou as camadas com base nos nomes dos arquivos das imagens. Vou renomear rapidamente minhas camadas para não ter que continuar digitando aqueles nomes de arquivo longos. Você pode pular esta parte se quiser, mas renomear as camadas é um bom hábito.
Vou começar com a camada de cima. Para renomear, clicarei duas vezes em seu nome atual para destacá-lo. Em seguida, inserirei “Gato” no teclado para o novo nome. A menos que sua foto também seja de um gato, você pode querer nomear algo diferente:
Vou pressionar a tecla Tab no meu teclado para pular e destacar o nome da camada abaixo dela:
Em seguida, digitarei “Cachorro” para o novo nome. Vou pressionar Enter (Win) / Return (Mac) no meu teclado para aceitar as alterações de nome, e agora ambas as camadas foram renomeadas, com uma camada “Gato” na parte superior e uma camada “Cachorro” na parte inferior. Não fica muito mais simples do que isso:
Reposicionando as Imagens
Uma última coisa que preciso fazer antes de começar a mesclar as imagens é reposicioná-las no documento. Preciso mover a foto do gato para a direita e a foto do cachorro para a esquerda.
Para fazer isso, selecionarei a ferramenta Mover do Photoshop na barra de ferramentas à esquerda da tela. Eu também poderia selecionar a ferramenta Mover pressionando a letra V no meu teclado:
Clicarei na camada “Gato” no painel Camadas para selecioná-la e torná-la a camada ativa:
Em seguida, clico na imagem no documento e a arrasto para a esquerda. Enquanto arrasto, pressiono e mantenho a tecla Shift no teclado. Segurar a tecla Shift limita a direção na qual posso mover a camada, facilitando o arrasto em uma linha reta e horizontal:
Agora que movi a foto do gato para a direita, moverei a foto do cachorro para a esquerda. Como a foto do gato está bloqueando a visualização da maior parte da foto do cachorro, desativarei a camada “Gato” no momento clicando em seu ícone de visibilidade no painel Camadas:
Com a camada “Gato” desativada, clicarei na camada “Cachorro” para selecioná-la:
Padrão quadriculado
Em seguida, clicarei dentro do documento com minha ferramenta Mover, pressionarei e manterei pressionada a tecla Shift e arrastarei a imagem do cachorro para a direita. O padrão quadriculado que vemos agora no lado direito do documento é como o Photoshop representa a transparência em uma camada. Estamos vendo isso porque movi a imagem do cachorro tão para a direita que o lado esquerdo da camada agora está vazia e não há outras camadas abaixo da camada “Cachorro” para que qualquer outra coisa apareça. Tudo bem, porém, porque a foto do gato estará cobrindo aquela área vazia assim que eu ligá-la novamente:
Com as duas imagens agora colocadas no lugar, ativarei novamente a camada “Gato” clicando novamente em seu ícone de visibilidade (o quadrado vazio onde o globo ocular costumava estar) no painel Camadas:
E agora, ambas as imagens estão visíveis novamente. A foto do gato ainda está bloqueando grande parte da visão da foto do cachorro, mas agora que configuramos nosso documento, vamos aprender como podemos usar uma máscara de camada para mesclar nossas duas imagens:
O que é uma máscara de camada?
Então, o que exatamente é uma máscara de camada e o que ela faz? Simplesmente, uma máscara de camada é algo que podemos adicionar a uma camada que nos permite controlar a transparência dessa camada. Claro, existem outras maneiras no Photoshop de controlar a transparência de uma camada também. A opção Opacidade no painel Camadas é uma maneira de ajustar a transparência. A ferramenta Borracha é outra maneira comum de adicionar transparência a uma camada. Então, o que torna as máscaras de camada tão especiais?
Embora a opção Opacidade no painel Camadas nos permita controlar a transparência de uma camada, ela é limitada pelo fato de que só pode ajustar a transparência de toda a camada como um todo. Reduza o valor de Opacidade para 50% e toda a camada se torna 50% transparente. Abaixe-o para 0% e toda a camada ficará completamente oculta.
Isso pode ser bom em algumas situações. Mas e se você precisar apenas de parte de uma camada para ser transparente? E se, digamos, você quiser que o lado esquerdo de uma camada seja 100% transparente (completamente oculto) e o lado direito 100% visível, com uma transição suave entre eles no meio? O que acabei de descrever é uma técnica muito comum no Photoshop, que nos permite esmaecer uma imagem em outra. Mas como precisaríamos ajustar o nível de transparência de diferentes áreas da camada separadamente, e a opção Opacidade só pode afetar toda a camada como um todo, esse efeito simples está além do que a opção Opacidade pode fazer.
A opção de opacidade da camada
Para mostrar o que quero dizer, vamos tentar misturar nossas duas imagens usando a opção Opacidade no painel Camadas. Clique na camada superior para selecioná-la, que no meu caso é a camada “Gato”:
A opção Opacidade é encontrada no canto superior direito do painel Camadas. Por padrão, é definido como 100%, o que significa que a camada está totalmente visível no documento. Vamos baixá-lo para 80%:
Aqui vemos o resultado. Diminuir a opacidade da minha camada “Gato” faz com que a imagem do gato apareça desbotada no documento, permitindo que a imagem do cachorro abaixo dela (assim como o padrão quadriculado à direita da imagem do cachorro) apareça parcialmente. No entanto, como a opção Opacidade afeta toda a camada como um todo, toda a imagem do gato aparece desbotada. O que eu queria era uma transição suave de uma imagem para outra, mas tudo o que consegui foi a camada inferior aparecendo na camada superior:
Se diminuirmos o valor de Opacidade até 0%:
Tudo o que acabamos fazendo é esconder a camada superior completamente. Novamente, é porque o valor de Opacidade afeta toda a camada como um todo. Não há como ajustar diferentes partes da camada separadamente:
Já que a opção Opacidade não vai nos dar o resultado que estamos procurando, vamos configurá-la de volta para 100%:
Isso traz a imagem superior de volta à vista e nos retorna para onde começamos:
A Ferramenta Borracha
Agora que vimos a opção Opacidade, vamos ver se a ferramenta Borracha do Photoshop pode nos dar melhores resultados. Ao contrário da opção Opacidade, que afeta toda a camada de uma só vez, a ferramenta Borracha do Photoshop pode ajustar facilmente a transparência de diferentes partes de uma camada separadamente. Isso porque a Ferramenta Borracha nada mais é do que um pincel e, para utilizá-la, basta arrastar o pincel sobre as áreas que desejamos remover.
Como a Ferramenta Borracha é tão simples e intuitiva (todo mundo sabe o que é uma borracha), geralmente é uma das primeiras ferramentas a que recorremos quando aprendemos o Photoshop. E isso é lamentável, porque a ferramenta Borracha tem uma séria desvantagem. Como o próprio nome indica, a ferramenta Borracha funciona apagando (excluindo) pixels na imagem. E uma vez que esses pixels se foram, não há como recuperá-los.
Isso é conhecido como edição destrutiva no Photoshop porque faz uma alteração permanente na imagem original. Se, mais tarde, precisarmos restaurar parte da área que apagamos com a ferramenta Borracha, não há uma maneira fácil de fazer isso. Frequentemente, nossa única opção nesse ponto seria reabrir a imagem original (supondo que você ainda a tenha) e começar o trabalho novamente.
Salvando nosso trabalho
Vejamos a ferramenta Borracha em ação. Mas antes disso, salvaremos rapidamente nosso documento. Dessa forma, quando terminarmos a ferramenta Borracha, poderemos retornar facilmente ao estado original do nosso documento. Para salvá-lo, vá até o menu Arquivo na parte superior da tela e escolha Salvar como:
Isso abre a caixa de diálogo Salvar como. Nomeie o documento como quiser. Vou nomear o meu “Entendendo as máscaras de camada” e vou salvá-lo em minha área de trabalho. Certifique-se de definir o formato para Photoshop e clique no botão Salvar:
Agora que salvamos o documento, selecionarei a ferramenta Borracha na barra de ferramentas. Eu também poderia selecioná-lo pressionando a letra E no meu teclado:
Seletor de predefinições de pincel
Com a ferramenta Borracha selecionada, clicarei com o botão direito do mouse (Win) / clique com a tecla Ctrl pressionada (Mac) dentro do documento para abrir o seletor de predefinições de pincel, onde posso ajustar o tamanho e a dureza do pincel usando os controles deslizantes na parte superior. Para mesclar uma imagem com outra, um pincel grande e de borda suave geralmente funciona melhor, então aumentarei o tamanho do pincel para cerca de 200 px e diminuirei a dureza totalmente para 0%. Pode ser necessário escolher um tamanho de pincel diferente dependendo do tamanho de suas imagens:
Em seguida, com minha camada “Gato” ainda selecionada no painel Camadas, clicarei e arrastarei com a ferramenta Borracha sobre parte da imagem do gato para apagar essas áreas e começar a misturá-la com a imagem do cachorro abaixo dela. As coisas já estão muito melhores do que com a opção Opacidade. Apenas as partes da imagem do gato que estou arrastando estão sendo apagadas. O restante da imagem permanece totalmente visível:
Vou continuar apagando mais da imagem do gato para mesclá-la com a imagem do cachorro, e aqui está o resultado. Como podemos ver, a ferramenta Borracha facilitou a mesclagem das duas fotos:
Problema com a ferramenta Borracha
Mas aqui está o problema com a ferramenta Borracha. Vou ocultar a imagem do cachorro por um momento clicando no ícone de visibilidade da camada “Cachorro” no painel Camadas:
Isso nos permite ver apenas a imagem do meu gato no documento e ver o que aconteceu. Todas as áreas que arrastei com a ferramenta Borracha desapareceram. O padrão quadriculado em seu lugar nos diz que essas partes da imagem agora estão vazia. Se, mais tarde, eu perceber que apaguei muito da imagem do gato e preciso trazer um pouco de volta, estarei sem sorte. Depois que esses pixels forem excluídos, eles desaparecerão para sempre:
Claro, no momento, eu provavelmente poderia apenas desfazer minhas pinceladas para restaurar as áreas que apaguei. Mas nem sempre será assim. O Photoshop nos dá apenas um número limitado de desfazer, portanto, se eu tivesse feito mais trabalho no documento depois de apagar os pixels, talvez não fosse capaz de voltar o suficiente no histórico do meu documento para desfazê-lo. Além disso, uma vez que fechamos o documento, perdemos nosso histórico de arquivos, o que significa que na próxima vez que abrirmos o documento para continuar trabalhando, o Photoshop não terá nenhum registro de nossas etapas anteriores e nenhuma maneira de desfazê-las.
Restaurando a Imagem
Felizmente, neste caso, planejamos com antecedência e salvamos nosso documento antes de usar a ferramenta Borracha. Para reverter o documento de volta ao que era antes de apagarmos os pixels, tudo o que precisamos fazer é ir até o menu Arquivo na parte superior da tela e escolher Reverter:
Isso faz com que o documento volte ao que era da última vez que o salvamos, restaurando os pixels da imagem superior:
Adicionando uma máscara de camada
Até agora, vimos que a opção Opacidade no painel Camadas só pode afetar camadas inteiras de uma só vez e que a ferramenta Borracha causa danos permanentes a uma imagem. Vamos ver se uma máscara de camada pode nos dar melhores resultados.
Queremos misturar a imagem superior com a camada abaixo dela, o que significa que precisaremos ocultar parte da camada superior para permitir que a camada inferior apareça. A primeira coisa que precisamos fazer, então, é selecionar a camada superior no painel Camadas (se ainda não estiver selecionada):
Em seguida, para adicionar uma máscara de camada à camada selecionada, basta clicar no ícone Adicionar máscara de camada (o retângulo com um círculo no meio) na parte inferior do painel Camadas:
Nada acontecerá com as imagens no documento, mas se olharmos novamente no painel Camadas, veremos que a camada superior agora mostra uma miniatura de máscara de camada à direita de sua miniatura de visualização:
Tão fácil quanto preto e branco (e cinza)
Observe que a miniatura da máscara de camada está preenchida com branco. Por que branco? Por que não preto, vermelho ou azul? Bem, o motivo pelo qual não está preenchido com vermelho ou azul é porque as máscaras de camada são imagens em tons de cinza. Uma imagem em tons de cinza é uma imagem que usa apenas preto, branco e vários tons de cinza intermediários. Não pode exibir nenhuma outra cor.
Muitas pessoas pensam em imagens em tons de cinza como imagens em preto e branco. Mas, na verdade, a maioria das fotos em preto e branco são na verdade fotos em tons de cinza, não em preto e branco, já que uma verdadeira foto “preto e branco” conteria apenas preto puro e branco puro, sem outros tons de cinza, e isso daria uma bela imagem. Imagem de aparência estranha.
Portanto, como as máscaras de camada são imagens em tons de cinza, isso explica por que a máscara de camada não é preenchida com vermelho ou azul. Mas por que branco? Por que não preto ou cinza? Bem, usamos uma máscara de camada para controlar o nível de transparência de uma camada. Normalmente, usamos para ajustar a transparência de diferentes áreas da camada de forma independente (caso contrário, usaríamos apenas a opção Opacidade no painel Camadas que vimos anteriormente).
Padrão de uma máscara de camada
Mas, por padrão, quando adicionamos uma máscara de camada pela primeira vez, o Photoshop mantém toda a camada totalmente visível. Ele faz isso preenchendo a máscara de camada com branco. Por que branco? É porque a forma como uma máscara de camada funciona é que ela usa branco para representar as áreas da camada que devem permanecer 100% visíveis no documento. Ele usa preto para representar áreas que devem ser 100% transparentes (completamente ocultas). E usa os vários tons de cinza intermediários para representar transparência parcial, com áreas preenchidas com tons mais escuros de cinza parecendo mais transparentes do que áreas preenchidas com tons mais claros.
Em outras palavras, com máscaras de camada, usamos branco para mostrar o conteúdo da camada, preto para ocultá–lo e cinza para mostrá-lo ou ocultá-lo parcialmente. E isso é realmente tudo que existe!
Como minha máscara de camada está atualmente preenchida com branco e o branco em uma máscara de camada representa áreas 100% visíveis na camada, toda a minha imagem na camada “Gato” está totalmente visível no documento:
Vamos ver o que acontece se preenchermos a máscara de camada com preto. Observe no painel Camadas que a miniatura da máscara de camada tem uma borda de realce branca ao seu redor. Isso ocorre porque a camada e sua máscara de camada são duas coisas separadas, e a borda de realce ao redor da miniatura da máscara de camada nos diz que a máscara, não a própria camada, está selecionada no momento. Se você não estiver vendo a borda de destaque ao redor da miniatura da máscara de camada, clique na miniatura para selecioná-la:
Preenchendo a máscara de camada
Em seguida, para preencher a máscara de camada com preto, vá até o menu Editar na parte superior da tela e escolha Preencher:
Isso abre a caixa de diálogo Preenchimento do Photoshop. Altere a opção Conteúdo na parte superior para Preto e clique em OK:
De volta ao painel Camadas, vemos que a miniatura da máscara de camada agora está preenchida com preto sólido:
Como o preto em uma máscara de camada representa áreas na camada que são 100% transparentes, preencher toda a máscara de camada com preto faz com que o conteúdo da camada (a foto do meu gato) fique completamente oculto. Isso nos dá o mesmo resultado como se tivéssemos reduzido a opção Opacidade no painel Camadas para 0%:
E se preenchermos a máscara de camada com cinza? Vamos tentar. Voltarei ao menu Editar e mais uma vez escolherei Preencher:
Quando a caixa de diálogo Preenchimento reaparecer, alterarei a opção Conteúdo de Preto para 50% Cinza e clicarei em OK:
Alterando Conteúdo para 50% cinza
De volta ao painel Camadas, vemos que a miniatura da minha máscara de camada agora está preenchida com 50% de cinza (o tom de cinza diretamente entre o preto puro e o branco puro):
Como o cinza em uma máscara de camada representa áreas de transparência parcial na camada e preenchemos a máscara especificamente com 50% de cinza, minha foto do gato agora aparece 50% transparente no documento, dando-nos o mesmo resultado como se tivéssemos diminuído a opacidade opção para 50%:
Vamos restaurar a imagem para 100% de visibilidade, indo novamente até o menu Editar e escolhendo Preencher:
Quando a caixa de diálogo Preenchimento aparecer, altere a opção Conteúdo para Branco e clique em OK:
Isso preenche nossa máscara de camada com branco, exatamente como era originalmente:
E a imagem na camada está novamente 100% visível:
Edição Destrutiva x Não Destrutiva
Até agora, as máscaras de camada não pareciam nada de especial. Na verdade, como vimos, preencher uma máscara de camada inteiramente com branco sólido, preto ou cinza nos dá o mesmo resultado que usar a opção Opacidade no painel Camadas. Se isso fosse tudo que as máscaras de camada pudessem fazer, não haveria necessidade de máscaras de camada, pois a opção Opacidade é mais rápida e fácil de usar.
Mas as máscaras de camada no Photoshop são muito mais poderosas do que isso. Na verdade, eles têm mais em comum com a ferramenta Borracha do que com a opção Opacidade. Como a ferramenta Borracha, as máscaras de camada nos permitem mostrar e ocultar facilmente diferentes áreas de uma camada de forma independente.
Mas aqui está a diferença importante. Enquanto a ferramenta Borracha exclui permanentemente áreas de uma imagem, as máscaras de camada simplesmente ocultam essas áreas. Em outras palavras, a ferramenta Borracha faz edições destrutivas em uma imagem; máscaras de camada fazem isso de forma não destrutiva. Vamos ver como isso funciona.
Primeiro, vamos nos certificar mais uma vez de que nossa máscara de camada, não a própria camada, está selecionada. Você deve estar vendo a borda de destaque branca ao redor da miniatura da máscara:
A Ferramenta Pincel
Mencionei anteriormente que a ferramenta Borracha é um pincel. Com máscaras de camada, não usamos a própria ferramenta Borracha, mas usamos um pincel. Na verdade, usamos a ferramenta Pincel do Photoshop. Vou selecioná-lo na barra de ferramentas. Você também pode selecionar a ferramenta Pincel pressionando a letra B no teclado:
Como queremos usar a ferramenta Pincel para ocultar áreas da camada sobre a qual pintamos e sabemos que em uma máscara de camada, o preto representa as áreas que estão ocultas, precisaremos pintar com preto. O Photoshop usa nossa cor de primeiro plano atual como a cor do pincel. Mas, por padrão, sempre que temos uma máscara de camada selecionada, o Photoshop define a cor do primeiro plano como branco, não preto.
Podemos ver nossas cores de primeiro plano e plano de fundo atuais nas amostras de cores próximas à parte inferior da barra de ferramentas. Observe que a cor do primeiro plano (a amostra no canto superior esquerdo) está definida como branco e que a cor do plano de fundo (a amostra no canto inferior direito) está definida como preto. Estas são as cores padrão ao trabalhar com máscaras de camada:
Para definir a cor do primeiro plano para preto, tudo o que precisamos fazer é trocar as cores atuais do primeiro plano e do plano de fundo, e a maneira mais fácil de fazer isso é pressionando a letra X no teclado. Isso define a cor do primeiro plano e a cor do nosso pincel para preto:
Definindo tamanho e dureza do pincel
Tudo o que precisamos fazer agora é definir o tamanho e a dureza do nosso pincel. Assim como fiz com a ferramenta Borracha, clicarei com o botão direito do mouse (Win) / clique com a tecla Ctrl pressionada (Mac) dentro do meu documento para abrir rapidamente o Seletor de predefinições de pincel do Photoshop. Em seguida, usarei o controle deslizante Tamanho na parte superior para definir o tamanho do pincel para o mesmo tamanho que usei com a Ferramenta Borracha (cerca de 200 px) e arrastarei o controle deslizante Dureza totalmente para a esquerda (para uma valor de 0%) para dar ao meu pincel bordas suaves e agradáveis:
Pintando com preto para esconder áreas
Em seguida, com o preto como cor do pincel, começarei a pintar aproximadamente as mesmas áreas que pintei com a ferramenta Borracha. Como estou pintando em uma máscara de camada, não na própria camada, não vemos a cor do pincel enquanto pintamos. Em vez disso, como estou pintando com preto e o preto oculta áreas em uma máscara de camada, as áreas que pinto ficam ocultas:
Vou continuar escondendo mais da imagem do gato pintando mais áreas com preto até obter um resultado semelhante ao que consegui com a ferramenta Borracha:
Neste ponto, a diferença entre uma máscara de camada e a ferramenta Borracha não é tão óbvia. Ambos me permitiram misturar minhas duas imagens, ocultando partes da camada superior, e ambos me deram resultados semelhantes. No entanto, como vimos anteriormente, a ferramenta Borracha excluiu permanentemente as áreas que apaguei. Vamos ver mais de perto o que aconteceu com a máscara de camada.
Primeiro, vamos olhar novamente para a miniatura da máscara de camada no painel Camadas, onde vemos que ela não está mais preenchida apenas com branco sólido. Parte dela permanece branca, mas também podemos ver as áreas onde pintamos com preto:
Visualizando a Máscara de Camada
É importante entender que a miniatura da máscara de camada no painel Camadas não é a própria máscara de camada real. A miniatura existe simplesmente para nos fornecer uma maneira de selecionar a máscara de camada para que possamos trabalhar nela e para nos mostrar uma pequena visualização de como é a máscara de camada em tamanho real.
Para visualizar a máscara de camada real em seu documento, pressione e segure a tecla Alt (Win) / Option (Mac) em seu teclado e clique na miniatura da máscara de camada:
Isso oculta temporariamente nossa imagem e a substitui pela máscara de camada, dando-nos uma visão melhor do que fizemos. No meu caso, a área branca à direita é onde a foto do meu gato permanece 100% visível. As áreas que pintei com preto são as áreas onde minha imagem de gato agora é 100% transparente, permitindo que a foto do cachorro abaixo da camada apareça.
E, como pintei com um pincel de borda suave, vemos um efeito de difusão em torno das áreas pretas, criando gradientes estreitos que transitam suavemente do preto para o branco. Como sabemos que cinza em uma máscara de camada cria transparência parcial, e tons mais escuros de cinza parecem mais transparentes do que tons mais claros, esses gradientes de escuro para claro entre as áreas pretas (100% transparentes) e brancas (100% visíveis) permitem duas imagens para fazer uma transição suave juntas:
Para ocultar a máscara de camada e retornar à sua imagem, mais uma vez pressione e segure Alt (Win) / Option (Mac) no teclado e clique na miniatura da máscara de camada:
E agora, voltamos a ver nossas imagens:
Desativando a máscara de camada
Também podemos desativar a máscara de camada no documento. Para desativar a máscara, pressione e segure a tecla Shift do teclado e clique na miniatura da máscara de camada. Um grande X vermelho aparecerá na miniatura, informando que a máscara foi temporariamente desativada:
Com a máscara de camada desativada, não vemos mais seus efeitos no documento, e é aqui que a diferença entre a ferramenta Borracha e uma máscara de camada se torna óbvia. Lembre-se de que a ferramenta Borracha excluiu permanentemente áreas da imagem. No entanto, como vemos, a máscara de camada não. Tudo o que a máscara de camada fez foi ocultar essas áreas da vista. Quando desligamos a máscara, toda a imagem na camada retorna:
Para ativar a máscara novamente e ocultar essas áreas novamente, pressione e segure a tecla Shift e clique novamente na miniatura da máscara de camada. O X vermelho na miniatura desaparecerá, assim como as áreas da imagem que você pintou de preto:
Pintando com branco para restaurar áreas ocultas
Como uma máscara de camada simplesmente oculta, em vez de excluir, áreas em uma camada, e nossa imagem original ainda está lá, é fácil trazer de volta todas as áreas que estavam ocultas anteriormente. Sabemos que o branco em uma máscara de camada torna essas áreas 100% visíveis, então tudo o que precisamos fazer é pintar todas as áreas que desejamos restaurar com branco.
Para alterar a cor do pincel de preto para branco, pressione a letra X no teclado para trocar as cores do primeiro plano e do plano de fundo de volta aos padrões. Isso define a cor do primeiro plano (e a cor do pincel) para branco:
Em seguida, com a máscara de camada ainda selecionada e branca como a cor do pincel, simplesmente pinte sobre as áreas que estavam ocultas anteriormente para torná-las visíveis. No meu caso, vou pintar a pata do cachorro no centro inferior para escondê-la e mostrar a imagem do gato em seu lugar:
Novamente, como estamos pintando em uma máscara de camada, não na imagem em si, não vemos a cor do pincel enquanto pintamos. Então, para ver melhor o que fiz, visualizarei minha máscara de camada no documento pressionando e segurando Alt (Win) / Option (Mac) no meu teclado e clicando na miniatura da máscara de camada, assim como fizemos anteriormente.
Com a própria máscara de camada agora visível, vemos como foi fácil restaurar a imagem superior naquela área. Embora eu já tivesse pintado de preto para esconder a foto do gato, tudo o que tive que fazer para restaurá-la foi pintar a mesma área com branco:
Para onde ir em seguida
Então, é isso aí o que temos! Bem como vimos neste tutorial, as máscaras de camada no Photoshop não são destrutivas, dando a elas uma grande vantagem sobre a ferramenta Borracha. Elas facilitam mostrar e ocultar diferentes áreas de uma camada apenas preenchendo essas áreas com preto ou branco, ou mostrar ou ocultar parcialmente áreas preenchendo-as com cinza. E, ao pintar com a ferramenta Pincel usando um pincel de borda suave, podemos criar gradientes suaves entre as áreas em preto e branco, permitindo que nossas imagens se misturem perfeitamente.
Embora tenhamos examinado especificamente a ferramenta Pincel neste tutorial, ela não é a única ferramenta que podemos usar com máscaras de camada. No próximo tutorial desta série, aprenderemos como criar misturas mais naturais entre imagens combinando máscaras de camada com a ferramenta Gradiente do Photoshop!