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Transferência – Pincéis do Photoshop

Transferência – Pincéis do Photoshop. No tutorial anterior, vimos como as opções de Dinâmica de Cor do Photoshop nos permitem alterar e controlar dinamicamente vários aspectos da cor do nosso pincel enquanto pintamos. Neste tutorial, veremos a sexta e última categoria Pincel Dinâmico no painel Pincéis, aquela com o nome menos descritivo e interessante – Transferências!

Assim como em Dinâmica de Cor, as opções encontradas em Transferências não têm nada a ver com a forma do nosso pincel. Em vez disso, eles nos permitem controlar dinamicamente a Opacidade e o Fluxo da cor do nosso pincel! O que significam “opacidade” e “fluxo” e como eles são diferentes um do outro? Antes de vermos como alterá-los dinamicamente no painel Pincéis, vamos primeiro ver como normalmente acessamos essas opções para que possamos ver o que elas fazem.

A Barra de Opções

Sempre que temos a ferramenta Pincel selecionada no Photoshop, a Barra de opções na parte superior da tela nos mostra várias opções que afetam o funcionamento do pincel. Duas dessas opções são Opacidade e Fluxo, e você as encontrará lado a lado:

Transferência - Pincéis do Photoshop

Opacidade

A opacidade controla a translucidez da cor do pincel enquanto pintamos. Quando o valor de Opacidade é definido como 100% (o valor padrão), a cor do pincel é opaca, bloqueando completamente qualquer coisa abaixo da área que estamos pintando. Com 0% de opacidade, a cor do pincel é transparente, permitindo que qualquer coisa que pintemos apareça (tornando efetivamente a cor do pincel invisível). Um valor entre 0% e 100% tornará a cor do pincel semitransparente, com valores mais altos tornando a cor mais opaca do que valores mais baixos.

Pintarei uma pincelada simples usando um dos pincéis redondos padrão do Photoshop. Vou pintar com preto (definindo minha cor de primeiro plano como preto) e aumentarei o valor de espaçamento para 50% na seção Forma da ponta do pincel do painel Pincéis para que as pontas dos pincéis individuais sejam fáceis de ver, dando o traçado uma aparência “acidentada”, com cada “saliência” sendo um novo carimbo da ponta do pincel. Aqui está minha pincelada com o valor de Opacidade definido como padrão 100%:

Transferência - Pincéis do Photoshop

Vamos ver o que acontece quando reduzo a opacidade do pincel para 25%:

Transferência - Pincéis do Photoshop

Desta vez, embora eu ainda esteja pintando com preto, a cor do pincel aparece como um cinza muito mais claro:

Transferência - Pincéis do Photoshop

A razão é que ao diminuir o valor de opacidade, o fundo branco do documento agora aparece através da cor do pincel. Com uma opacidade do pincel de 25%, significa que estamos vendo apenas 25% da cor do pincel misturada com 75% do fundo branco.

Parte importante

Aqui está a parte importante. Observe que, mesmo nas áreas em que a pincelada voltou sobre si mesma, o valor de opacidade não foi alterado. Manteve-se em 25% em toda a extensão do traço, mesmo em áreas que foram pintadas duas vezes. Além disso, mesmo que as próprias pontas do pincel estejam sobrepostas umas às outras, isso não fez diferença no nível de opacidade. Essa é a grande diferença entre opacidade e fluxo. A opacidade controla a translucidez de toda a pincelada. O fluxo, por outro lado, controla o nível de opacidade de cada ponta de pincel individual!

A única maneira de afetar a opacidade da pincelada inicial é soltar o botão do mouse (ou levantar a caneta do tablet) para finalizar a primeira pincelada e, em seguida, pintar uma segunda pincelada diferente que passe por cima da primeira. Aqui, vou pintar uma segunda pincelada, também com 25% de opacidade. O segundo traço aparece com a mesma cor cinza claro, mas nas áreas onde os dois traços se sobrepõem, os níveis de opacidade se combinam para criar seções mais escuras e opacas:

Transferência - Pincéis do Photoshop

Fluxo

Vou aumentar meu valor de Opacidade de volta para 100% e, desta vez, diminuirei o valor de Fluxo para 25%:

Reduzindo o valor do fluxo para 25%.

Aqui está a mesma pincelada novamente, mas com o fluxo definido para 25% em vez da opacidade. Desta vez, estamos vendo algo bem diferente. O traçado ainda começa com a mesma cor cinza claro, já que ainda estamos permitindo que o fundo branco apareça, mas as áreas onde as pontas dos pincéis individuais se sobrepõem são mais escuras e mais opacas, e as áreas onde o pincel volta sobre si mesmo (onde várias pontas de pincel se sobrepõem) são ainda mais escuras:

Com a opção Fluxo, os níveis de opacidade das pontas dos pincéis individuais se combinam para se tornarem mais opacos nas áreas onde se sobrepõem.

Nível de opacidade de cada ponta

Novamente, Fluxo controla o nível de opacidade de cada ponta de pincel individual, ao contrário de Opacidade, que controla a transparência do traçado como um todo. Com o Fluxo, as áreas do traçado onde as pontas do pincel se sobrepõem tornam-se mais opacas do que as áreas que não se sobrepõem à medida que os níveis de opacidade dessas áreas se combinam. Se eu diminuir o espaçamento das pontas dos meus pincéis individuais (diminuí-lo para cerca de 13% na seção Forma da ponta do pincel do painel Pincéis) e pintar outra pincelada, veremos resultados muito mais escuros e opacos. O fluxo ainda está definido para 25%, mas como as pontas do pincel agora estão mais próximas, elas se sobrepõem mais e, quanto mais se sobrepõem, mais opaca se torna a pincelada:

Quanto mais próximas as pontas dos pincéis estiverem umas das outras, mais elas se sobrepõem, criando uma pincelada mais escura e opaca.

Se eu deixar o espaçamento da ponta do pincel igual e pintar o mesmo traço novamente, desta vez com a Opacidade definida como 25% em vez de Fluxo (que vou definir de volta para o padrão de 100%), voltamos a ver o mesmo uniforme nível de transparência ao longo de todo o traçado. O fato de as pontas dos pincéis estarem próximas e se sobreporem tanto não faz diferença na opção Opacidade, já que ela só se preocupa com a transparência do traço como um todo:

"Pontas do pincel sobrepostas? Nem percebi", diz a opção Opacidade, que se preocupa apenas com o traço em si.

Agora que vimos o que são as opções de Opacidade e Fluxo e como normalmente as configuramos na Barra de opções, vamos ver como podemos controlá-las dinamicamente no painel Pincéis!

Transferência

Para alterar a opacidade do pincel e/ou fluir dinamicamente enquanto pintamos, usamos as opções Opacidade e Fluxo na seção Transferência do painel Pincéis. Clique diretamente na palavra Transferência para acessar as opções:

Clique diretamente na palavra Transferência no painel Pincéis.

Assim que você clicar na palavra, as opções Opacidade e Fluxo aparecem no lado direito do painel Pincéis. Assim como vimos com outras categorias de Pincel Dinâmico, cada uma vem com uma opção Controlar. Permitindo escolher entre várias maneiras de controlar a opacidade ou o fluxo. E um controle deslizante Tremulação que permite que o Photoshop os altere aleatoriamente:

Opacidade e fluxo vêm com uma opção de controle e um controle deslizante Tremulação.

A barra de opções versus o painel de pincéis

Antes de alterar qualquer uma das configurações aqui na seção Transferência. Certifique-se de definir as opções de Opacidade e Fluxo na Barra de opções de volta para 100% primeiro, caso contrário, seus resultados podem não ser os esperados. O motivo é que as opções de Opacidade e Fluxo no painel Pincéis estão diretamente vinculadas àquelas que acabamos de ver na Barra de opções. Se, por exemplo, você definir o valor de Opacidade na Barra de opções para 25%, a opacidade da cor do pincel nunca excederá 25%, independentemente das configurações escolhidas com as opções de Transferência. O mesmo vale para a opção Fluxo.

Controle de Opacidade

Para controlar dinamicamente a opacidade da cor do pincel enquanto pinta, clique na caixa suspensa Controle logo abaixo do controle deslizante Tremulação de Opacidade eescolha Atenuar, Pressão da Caneta, Inclinação da Caneta ou Roda de Estilos (se você tiver uma caneta aero gráfica). Fade irá esmaecer a opacidade da cor do pincel com base no número de etapas que você especificar e é a única opção de Controle disponível se você não tiver uma mesa digitalizadora instalada (você ainda pode escolher uma das outras opções, mas realmente não vai fazer diferença). Vou selecionar Pressão da Caneta, já que estou usando uma mesa digitalizadora:

Selecionando a pressão da caneta para controlar a opacidade da cor do pincel.

Com a opacidade agora sendo controlada pela pressão da caneta, quanto mais pressão aplico no tablet com minha caneta, mais opaca fica a cor do pincel. Menos pressão me dá uma cor de pincel mais transparente:

Mais pressão da caneta no centro do traço criou uma cor mais opaca. Menos pressão em ambas as extremidades me deu mais transparência.

Controle de fluxo

As opções de Controle para Fluxo funcionam da mesma forma. Clique na caixa suspensa Controlar logo abaixo do controle deslizante Tremulação do Fluxo e escolha como deseja controlar o fluxo na listaAs mesmas opções (Atenuar, Pressão da Caneta, Inclinação da Caneta e Roda de Estilos) estão disponíveis. Vou escolher Pressão da Caneta mais uma vez:

Opacidade e Fluxo compartilham as mesmas opções de controle (Atenuar, Pressão da Caneta, Inclinação da Caneta e Roda de Estilos).

Quando a opacidade estava sendo controlada pela pressão da caneta, vimos uma grande diferença entre os níveis de transparência ao longo da pincelada, conforme diferentes quantidades de pressão eram aplicadas ao tablet. Com o fluxo controlado pela pressão da caneta, acabamos com uma pincelada mais escura no geral, mesmo com exatamente a mesma quantidade de pressão da caneta aplicada. Como as pontas dos pincéis estão sobrepostas, seus níveis de opacidade estão se misturando, dando-nos resultados mais opacos do que a mesma quantidade de pressão da caneta nos deu quando estávamos controlando a opacidade:

Com a mesma quantidade de pressão da caneta aplicada, o Fluxo nos dará uma pincelada mais opaca do que a Opacidade.

Opacidade e variação de fluxo

Finalmente, podemos adicionar aleatoriedade à opacidade ou fluxo do pincel (ou ambos ao mesmo tempo) usando seus respectivos controles deslizantes Tremulação. Quanto mais arrastarmos um controle deslizante para a direita, mais variedade veremos enquanto pintamos:

Use os controles deslizantes Tremulação de Opacidade e Tremulação de Fluxo para permitir que o Photoshop os altere aleatoriamente.

Ambas as opções de tremulação criarão resultados um tanto semelhantes. Já que o Photoshop alterará aleatoriamente o nível de transparência de cada nova ponta do pincel. A diferença, mais uma vez, é que a Tremulação de Fluxo geralmente nos dá um resultado mais escuro e mais opaco. À medida que os níveis de opacidade das pontas dos pincéis sobrepostos se misturam. Aqui está uma pincelada com o Tremulação de Opacidade definido como 100%. As pontas dos pincéis individuais são óbvias, mas os níveis de transparência não são afetados por áreas sobrepostas:

Uma pincelada com Tremulação de Opacidade definida como 100%.

E aqui está minha pincelada com o Tremulação do Fluxo definido como 100% (Tremulação de Opacidade foi definido como 0%). Desta vez, vemos muito poucas áreas claras e transparentes e muito mais áreas escuras e opacas:

A mesma pincelada com Tremulação de Fluxo definida como 100%.

Para onde ir a seguir…

Então, é isso aí o que temos! Isso encerra nossa visão de como podemos alterar e controlar muitos aspectos diferentes de nossos pincéis. Desde tamanho, forma e textura até cor e opacidade, graças ao incrível poder de Dinâmica do Pincel do Photoshop! Perdeu um dos outros tutoriais do Pincel Dinâmico? Vá para qualquer um deles usando os links abaixo. Visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para saber mais sobre o Photoshop!

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