Vimos o modo de mesclagem Multiply que escurece as imagens, ótimo para restaurar sombras e corrigir fotos superexpostas. Vimos o modo de mesclagem screen que ilumina as imagens, perfeito para iluminar destaques e corrigir fotos subexpostas.
A seguir, em nossa análise dos modos de mesclagem essenciais para edição de fotos no Photoshop, há um modo de mesclagem que multiplica áreas escuras e exibe áreas claras ao mesmo tempo, o modo Sobrepor (Overlay).
Como vimos no início de nossa discussão, o modo Sobrepor (Overlay) faz parte do grupo Contraste (Contrast) dos modos de mesclagem, juntamente com outros modos de mesclagem, como Luz Indireta (Soft Light), Luz Direta (Hard Light), Luz Brilhante (Vivid Light), Luz Linear (Linear Light) e assim por diante. Cada um desses modos de mesclagem é projetado para aumentar o contraste em uma imagem, mas o modo Sobrepor (Overlay) é de longe o mais popular e usado com frequência, e você definitivamente precisa conhecer.
Vamos usar nosso documento simples de duas camadas mais uma vez, desta vez para ver como funciona o modo Overlay. Novamente, temos a camada Background preenchida com azul sólido e diretamente acima dela, temos uma camada contendo um gradiente horizontal de preto para branco junto com um quadrado preto, um quadrado branco e um quadrado preenchido com 50% de cinza:
Claro, como dissemos antes, tudo parece do jeito que está agora porque a camada superior, chamada “Gradiente e Quadrados”, está definida no modo de mesclagem Normal:
Recapitulando
Apenas para recapitular rapidamente, vimos que, ao alterar a camada “Gradiente e quadrados” para o modo de mesclagem Multiply, tudo ficou mais escuro. As áreas brancas desapareceram de vista, as áreas pretas permaneceram inalteradas e todo o resto se misturou com a cor azul sólida na camada Background para nos dar um resultado mais escuro. Quando colocamos a camada no modo Screen, tudo ficou mais claro. As áreas pretas desapareceram, as áreas brancas permaneceram inalteradas e todo o resto se misturou com a cor azul sólida para nos dar um resultado mais claro.
O modo de mesclagem Overlay multiplica as áreas escuras e exibe as áreas claras ao mesmo tempo, de modo que as áreas escuras se tornem mais escuras e as áreas claras se tornem mais claras. Qualquer coisa na camada que seja 50% cinza desaparece completamente da vista. Isso tem o efeito de aumentar o contraste da imagem, e é por isso que um de seus usos mais comuns na edição de fotos é melhorar rápida e facilmente o contraste em imagens muito desbotadas. Vamos ver o que acontece quando eu mudo o modo de mesclagem da camada “Gradiente e Quadrados” para Sobrepor (Overlay):
Com base no que acabamos de aprender, com a camada “Gradiente e quadrados” definida como Sobrepor (Overlay), o quadrado cinza de 50%, junto com a área no meio do gradiente diretamente entre preto e branco, deve desaparecer completamente de vista. Qualquer coisa mais escura que 50% de cinza deve ficar ainda mais escura, e qualquer coisa mais clara que 50% de cinza deve ficar ainda mais clara. Vamos olhar nosso documento e ver o que aconteceu:
O documento do Photoshop depois de alterar o modo de mesclagem da camada “Gradiente e quadrados” para Sobreposição.
Algo de estranho aconteceu
Com certeza, o quadrado cinza de 50%, junto com a área no meio do gradiente, desapareceu, enquanto tudo à esquerda do centro no gradiente se misturou com a cor azul abaixo para ficar mais escuro, enquanto tudo à direita do centro no gradiente se misturou com a cor azul para ficar mais claro.
O que é estranho aqui, porém, é que você provavelmente esperava que os quadrados preto e branco, juntamente com as áreas pretas e brancas do gradiente, permanecessem inalterados, com preto permanecendo preto e branco permanecendo branco, já que eu disse que o modo Overlay multiplica o áreas escuras e exibe as áreas claras. Quando examinamos o modo de mesclagem Multiply, as áreas pretas permaneceram pretas e, quando examinamos o modo de mesclagem Screen, as áreas brancas permaneceram brancas.
Faria sentido então que qualquer coisa preta ainda deveria ser preta e qualquer coisa branca ainda deveria ser branca. No entanto, podemos ver em nosso documento acima que este não é o caso. O quadrado preto e a área preta do gradiente à esquerda realmente clarearam um pouco para se tornar um azul escuro, enquanto o quadrado branco e a área branca do gradiente à direita escureceram um pouco para se tornar um azul claro. O que há com isso?
O Photoshop tem um favorito
O que há com isso é uma coisinha chamada “favoritismo”. Isso mesmo, favoritismo não é algo que acontece apenas com sua família ou colegas de trabalho. Também está vivo e bem dentro do Photoshop. Com o modo de mesclagem Overlay, o Photoshop realmente favorece a camada ou camadas subjacentes, em oposição à camada que você definiu para o modo Overlay. Em outras palavras, no nosso caso aqui, o Photoshop está dando menos importância à camada “Gradiente e Quadrados”, que é a camada definida para o modo Sobreposição, e mais importância à camada de fundo azul sólida abaixo dela. É por isso que a cor azul “prevaleceu”, por assim dizer, sobre as cores preto e branco que esperávamos ver.
Observe o que acontece se eu mudar a ordem das camadas na paleta Camadas para que a camada “Gradiente e Quadrados” fique na parte inferior e a cor azul sólida fique acima dela. Porém, o Photoshop não nos permite mover a camada Background, então precisarei desbloqueá-la primeiro. Para fazer isso, basta clicar no ícone de cadeado.
Entretanto se você estiver usando o Photoshop CS6, mantenha pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) e clique duas vezes diretamente na palavra Plano de fundo (Background) na paleta Camadas, o Photoshop renomeia a camada para “Camada 0 (Layer 0)”.
Movendo a camada plano de fundo
Agora que a camada não tem mais o nome “Fundo (Background)”, estou livre para movê-la. Vou seguir em frente e mover a “Camada 0”, que é nossa camada azul sólido, diretamente acima da camada “Gradiente e quadrados”. Também vou redefinir a camada “Gradiente e quadrados” de volta ao modo de mesclagem Normal e, desta vez, definirei a camada azul sólida como Sobreposição:
Desta vez, como é a cor azul sólida definida como Sobreposição, o Photoshop favorecerá a camada “Gradiente e quadrados” abaixo dela. Isso deve significar que as áreas em preto e branco na camada “Gradiente e quadrados” devem permanecer em preto e branco. Vamos ver como fica:
Com certeza, foi exatamente isso que aconteceu. As áreas pretas ainda são pretas e as áreas brancas ainda são brancas, enquanto as áreas 50% cinza ainda estão ocultas. O modo Overlay parece ter um efeito muito mais forte agora com um aumento muito mais óbvio no contraste. Tudo porque trocamos a ordem de empilhamento das duas camadas. Ainda estamos usando exatamente o mesmo modo de mesclagem Overlay. Mas como aprendemos que o Photoshop sempre favorece a camada ou camadas abaixo da camada definida como Overlay. Conseguimos aprimorar ainda mais o efeito de contraste.
Na maioria dos casos, toda essa coisa de “favoritismo” com o modo Overlay não será um problema, mas, no entanto ainda é bom saber.
Exemplo do mundo real do modo de mesclagem sobrepor
Vejamos com que facilidade o modo de mesclagem Overlay pode ser usado para melhorar o contraste em uma imagem. Aqui temos outra foto antiga, está muito desbotada tanto nos destaques quanto nas sombras:
Assim como fiz quando examinamos os modos de mesclagem Multiplicação (Multiply) e Divisão (Screen). Adicionarei uma camada de ajuste de Níveis acima da imagem. Clicando no ícone Nova Camada de Ajuste na parte inferior da paleta Camadas e escolhendo Níveis (Levels) na lista:
Novamente, não há necessidade de fazer nenhuma alteração dentro da caixa de diálogo Níveis, portanto, quando ela aparecer, simplesmente clicarei em OK para sair dela. O Photoshop segue em frente e adiciona uma camada de ajuste de níveis acima da camada de plano de fundo. Como sabemos, por padrão, o Photoshop define todas as novas camadas para o modo de mesclagem Normal. Então vou alterar o modo de mesclagem da minha camada de ajuste de Níveis (Levels) para Sobrepor (Overlay):
E agora, se olharmos para a imagem, podemos ver que simplesmente adicionando essa camada de ajuste de níveis e alterando seu modo de mesclagem para Sobrepor (Overlay), já fizemos uma melhoria notável no contraste. As áreas escuras agora são mais escuras e as áreas claras são mais claras:
Duplicando a camada de ajuste Níveis (Levels)
Acho que podemos melhorar ainda mais o contraste, e podemos fazer isso simplesmente duplicando a camada de ajuste. O que farei pressionando Ctrl+J (Win) / Command+J (Mac). Isso me dá uma duplicata da camada de ajuste de Níveis. E, como minha camada de ajuste original foi definida para o modo de mesclagem Overlay, a duplicata também é automaticamente definida para Overlay:
E agora, se olharmos novamente para a imagem, podemos ver que o contraste aumentou ainda mais. Na verdade, ficou muito forte neste ponto com a segunda camada de ajuste. Estamos começando a perder alguns detalhes nas áreas mais claras e mais escuras:
Para ajustar o contraste, posso simplesmente diminuir a opacidade da camada de ajuste duplicada. Vou abaixá-lo para cerca de 25%:
Aqui está a foto mais uma vez depois de diminuir a opacidade para reduzir a quantidade de contraste:
E é fácil restaurar sombras e destaques em uma foto e aumentar o contraste da imagem. Usando nada mais do que uma camada de ajuste de níveis (ou duas) e o modo de mesclagem Overlay.
Isso nos leva ao final de nossa análise do terceiro modo de mesclagem essencial para edição, retoque e restauração de fotos no Photoshop. Em seguida, veremos nosso quarto modo de mesclagem essencial. Que não tem nada a ver com sombras, realces ou contraste – o modo de mesclagem cor (color)! Ou volte para a página principal para escolher um modo de mesclagem diferente!