Como aprendemos na página anterior, cada um dos modos de mesclagem de camada do Photoshop, com exceção de “Normal” e “Dissolver”, se enquadra em um dos cinco grupos principais (Escurecer, Clarear, Contraste, Comparativo e Composto) e cada grupo é responsável por nos dar um resultado ou efeito específico.
Todavia, o primeiro grupo, Escurecer (Darken), é composto pelos modos de mesclagem Escurecer (Darken), Multiplicar (Multiply), Superexposição de Cor (Color Burn) e Superexposição Linear (Linear Burn), e cada um desses modos de mesclagem escurecerá a imagem até certo ponto, com o modo Escurecer (Darken) tendo o menor impacto na imagem. Enquanto Superexposição de Cor (Color Burn) e Superexposição Linear (Linear Burn) têm o maior impacto.
No entanto, dos quatro modos de mesclagem no grupo Escurecer (Darken), um deles fica bem acima dos outros, e esse é o modo de mesclagem Multiplicar (Multiply). Bem como, o modo de mesclagem Multiplicar (Multiply) é um dos modos de mesclagem mais importantes e amplamente usados em todo o Photoshop, esteja você fazendo um trabalho tradicional de retoque de fotos ou criando algum efeito especial selvagem e maluco.
Multiplicar representa realmente o que o Photoshop faz
É único entre todos os modos de mesclagem, pois é o único com o nome da matemática real que o Photoshop executa nos bastidores quando você seleciona o modo Multiplicar. Ou seja, o Photoshop pega as cores da camada que está definida para o modo de mesclagem Multiplicar (Multiply) e as multiplica pelas cores na(s) camada(s) abaixo dela, depois as divide por 255 para nos dar o resultado.
Então, você não precisa estar nem um pouco interessado em matemática para usar os modos de mesclagem no Photoshop, e a maioria das pessoas usa a analogia de um projetor de slides ao lembrar como o modo Multiplicar funciona. Imagine que suas fotos estavam em slides e você segurou duas delas contra a luz, uma na frente da outra. Como a luz teria que percorrer dois slides, não apenas um, a imagem resultante pareceria mais escura.
Um exemplo básico
Vejamos um exemplo básico de como o modo de mesclagem Multiplicar (Multiply) funciona no Photoshop. Aqui, tenho um documento muito simples que criei usando duas camadas. Preenchi a camada Background com uma cor azul sólida e, na camada acima dela, adicionei um gradiente horizontal indo de preto puro à esquerda para branco puro à direita, juntamente com três quadrados. O quadrado à esquerda é preenchido com preto, o quadrado à direita é preenchido com branco e o quadrado do meio é preenchido com 50% de cinza (em outras palavras, o tom de cinza que fica diretamente entre o preto e o branco):
Examinando a paleta camadas
Se olharmos para minha paleta Layers, podemos ver as coisas com mais clareza, com a camada Background preenchida com azul sólido e o gradiente e quadrados na camada acima dela. Observe que a camada “Gradiente e Quadrados” está atualmente definida para o modo de mesclagem Normal:
Atualmente, estamos vendo tudo no documento do Photoshop exatamente da maneira que normalmente esperamos ver, com o gradiente e os quadrados bloqueando completamente a cor azul sólida na camada de plano de fundo, e isso porque o modo de mesclagem da camada “Gradiente e Quadrados” está definida como Normal. Porém, quando definimos o modo de mesclagem de uma camada para Multiplicar, as coisas mudam. Todas as áreas da camada que são brancas desaparecem completamente da vista, enquanto todo o resto fica mais escuro. A única exceção é que todas as áreas que já são pretas puras permanecem pretas, pois obviamente você não pode tornar o preto puro mais escuro do que já é. Assim, qualquer coisa branca desaparece completamente, qualquer coisa preta permanece preta e todo o resto fica mais escuro.
Mudando o modo de mesclagem para Multiplicar (Multiply)
Observe o que acontece quando mudo o modo de mesclagem da camada “Gradiente e quadrados” de Normal para Multiplicar. Com base no que acabei de dizer, o quadrado branco no canto inferior direito, junto com a área branca à direita do gradiente, deve desaparecer completamente. O quadrado preto no canto inferior esquerdo, junto com a área preta à esquerda do gradiente, deve permanecer preto. O quadrado cinza de 50%, junto com o restante do gradiente, deve se misturar com a camada azul sólida abaixo deles e ficar mais escuro. Vamos ver o que acontece. Primeiro, vou mudar o modo de mesclagem da camada “Gradiente e Quadrados” para Multiplicar:
E agora, se olharmos para o meu documento do Photoshop, podemos ver que com certeza, tudo aconteceu exatamente como esperávamos. O quadrado branco e a parte branca do gradiente não são mais visíveis, o quadrado preto e a parte preta do gradiente permanecem intocados e o quadrado 50% cinza, junto com o restante do gradiente, está se misturando com a cor azul sólida abaixo para nos dar um resultado mais escuro:
Exemplo do mundo real do Multiplicar (Multiply)
No trabalho de retoque e restauração de fotos, um dos usos mais comuns do modo de mesclagem Multiplicar (Multiply) é escurecer facilmente as fotos que desbotaram com o tempo. Aqui temos uma foto antiga que nos pode ajudar a entender melhor. As sombras escuras esmaeceram para um cinza mais claro, reduzindo não só o contraste da foto, mas também alguns detalhes:
Vou adicionar uma camada de ajuste de Níveis (Levels) simples ao meu documento clicando no ícone Nova Camada de Ajuste na parte inferior da paleta Camadas e escolhendo Níveis (Levels) na lista de camadas de ajuste que aparece:
Quando a caixa de diálogo Níveis aparecer, simplesmente clicarei na setinha dupla no canto superior direito para sair dela. Não há necessidade de fazer nenhuma alteração. Tudo o que precisamos é a própria camada de ajuste:
Camada de ajuste Níveis (Levels) adicionada
Agora podemos ver em minha paleta Layers que tenho minha imagem original desbotada na camada Background e minha camada de ajuste Níveis (Levels) foi adicionada diretamente acima dela. Por padrão, o modo de mesclagem da camada de ajuste é definido como Normal:
Até agora, nada mudou na janela do meu documento, pois tudo o que fiz foi adicionar uma camada de ajuste de Níveis (Levels) sem realmente fazer nenhuma alteração dentro da caixa de diálogo. Minha imagem ainda está tão desbotada agora quanto antes de adicionar a camada de ajuste. Mas observe o que acontece quando eu mudo o modo de mesclagem da camada de ajuste Níveis (Levels) para Multiplicar (Multiply):
Simplesmente adicionando uma camada de ajuste de Níveis acima da minha imagem. E alterando seu modo de mesclagem de Normal para Multiplicar. Escureci as sombras da imagem e restaurei grande parte do contraste e dos detalhes:
Duplicando a camada de ajuste níveis (levels)
Se eu quisesse escurecer ainda mais a imagem, poderia fazê-lo simplesmente duplicando a camada de ajuste de Níveis (pressionando Ctrl+J (Win) / Command+J (Mac)). Agora tenho duas camadas de ajuste de níveis acima da minha camada de plano de fundo na paleta Camadas, ambas definidas no modo de mesclagem Multiplicar (Multiply):
Infelizmente, isso deixou minha imagem um pouco escura demais agora:
Para ajustar o efeito de escurecimento, tudo o que preciso fazer é diminuir a opacidade da nova camada de ajuste. Vou baixar o meu para cerca de 20%:
Aqui está minha imagem depois de diminuir a opacidade da segunda camada de ajuste para reduzir o efeito geral de escurecimento:
Como usar…
Você pode usar exatamente essa mesma técnica para escurecer e restaurar detalhes em uma foto superexposta. Basta adicionar uma camada de ajuste de Níveis e alterar seu modo de mesclagem para Multiplicar. Duplique a camada de ajuste, se necessário, para aumentar o efeito de escurecimento ou ajuste o efeito diminuindo a opacidade da camada de ajuste.
Até agora, vimos como o modo de mesclagem Multiply, que faz parte do grupo Escurecer dos modos de mesclagem. Pode ser facilmente usado na edição de fotos para restaurar áreas escuras em uma imagem antiga e desbotada. E mencionei que também pode ser usado para restaurar detalhes em uma foto superexposta. Estes são apenas alguns exemplos de como o modo de mesclagem Multiply é poderoso e útil. E por que ele é um dos cinco modos de mesclagem obrigatórios no Photoshop.
O único problema com minha foto acima é que, embora tenhamos conseguido escurecer e restaurar os detalhes das sombras, parece que agora faltam informações de realce. Porém, a foto inteira agora está muito mais escura do que estava originalmente e poderia usar um aumento nos realces. Entretanto, isso nos leva ao nosso próximo tópico e nosso segundo modo de mesclagem essencial no Photoshop, Divisão (Screen). Veremos o modo de mesclagem divisão (screen) a seguir! Ou volte para a página principal para escolher um modo de mesclagem diferente!
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